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O piloto argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão de Fórmula 1, teve um Maserati de 1961. Desde que o abandonou, o modelo só acumulou ferrugem e sinais do tempo.
Mesmo assim, quando for a leilão na semana que vem, deve ser vendido por R$ 2,5 milhões.
O 3500 GT Coupé, também conhecido como Type 101, era o carro pessoal do piloto quando ele morava na Europa, especialmente na Itália.
Ele também foi o primeiro modelo da marca italiana a ser produzido em massa.
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Por representar ambos os marcos históricos – o de Fangio, e o da Maserati – é que a “sucata” teve o preço de base estimado em 475 mil Euros, ou R$ 2,5 milhões. O leilão será feito pela casa Padova Finarte.
Quando a fabricante italiana pensou em fazer seu primeiro carro de larga escala, ela se preocupou com o conforto.
Não era como fabricar os esportivos que conhecia, pois era preciso mais luxo e praticidade para o motorista comum.
Naquela época, a marca sonhava em fabricar dois carros por dia – sendo que, até então, produzia dois ou três mensalmente.
Por tudo isso, o projeto representou um desafio para a Maserati – que pediu uma ajuda a Fangio para testá-lo.
Foi assim que a unidade em questão, com número de chassi 1714, foi parar nas mãos do piloto.
O campeão argentino era considerado não apenas um dos melhores pilotos do mundo, mas também tinha muito conhecimento em mecânica. Ele havia trabalhado como mecânico desde criança.
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Fangio foi “piloto de testes” do Maserati
Assim, função não oficial de testar o Maserati foi para Fangio, que deveria conhecer os pontos fortes e fracos dele.
O piloto dirigiu o veículo por algum tempo em 1961 mas, quando voltava à Argentina, abandonou-o na fábrica da marca.
Anos se passaram, nos quais ele demonstrou seu interesse em voltar a andar no veículo, e tentou passar sua posse para dois de seus amigos na Itália.
Isso só foi acontecer em 1981, quando a fabricante, finalmente, aceitou entregar o veículo para um desses amigos, a quem ele pertence até hoje.
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A relutância da Maserati com o carro de Fangio, segundo comunicado da casa de leilões, foi porque seu diretor à época, Alejandro De Tomaso, sabia muito bem que um veículo conduzido pelo piloto valeria muito dinheiro.
E, agora, comprova-se que ele estava certo. Afinal, um Maserati 3500 em perfeito estado custa cerca de 200 mil euros (cerca de R$ 926 mil).
Menos da metade do valor, portanto, do exemplar que pertenceu a Fangio, ainda que ele esteja bastante deteriorado.
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O veículo está sendo oferecido acompanhado de um conjunto de peças originais, reunidas ao longo dos anos por seu atual dono, e precisará de uma restauração completa. Porém, quando estiver recuperado, o esportivo terá valor ainda maior.
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