Após rumores no ano passado, a versão SUV da picape Toro finalmente sairá do papel. A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) levará adiante a ideia de fabricação do utilitário em Goiana (PE), de onde já sai o modelo com caçamba, além do Jeep Compass e Renegade.
A similaridade dos dois projetos permitirá que sejam realizadas apenas adequações pontuais para criar o novo carro, uma vez que provavelmente dividirão a mesma plataforma, motores e transmissões.
LEIA MAIS: Chevrolet fará picape inédita e SUV compacto no Brasil
A FCA pretende aproveitar o sucesso da picape no Brasil, com uma ótima aceitação do consumidor, e, principalmente, a força do mercado de utilitários esportivos.
A ideia do SUV da Toro havia sido abortada anteriormente, já que a empresa optou pela estratégia de exclusividade da Jeep no segmento de SUVs, com Renegade e Compass. No entanto, reviu a decisão por entender que a Fiat não conseguirá recuperar o terreno perdido para outras montadoras ao ficar de fora da categoria que mais cresce no país - as principais marcas já têm ou terão representantes no setor.
Das montadoras tradicionais, a Ford foi a pioneira com o EcoSport, que acaba de passar por uma atualização; a General Motors tem a Tracker, mas já desenvolve um outro utilitário com selo nacional para substituir o modelo mexicano, que não emplacou no país e a Volkswagen anunciou que produzirá dois SUVs no Brasil, um compacto e um médio.
Outras marcas do grupo intermediário vêm abocanhando a sua fatia entre os SUVs e crossovers. É o caso da Hyundai com Creta, já brigando no pódio dos mais vendidos; a Honda tem o líder HR-V e o WR-V; a Nissan conquista cada vez mais público com o Kicks e a Renault marca território com Duster e Captur.
A Toyota também beberá desta fonte em breve com a vinda do CH-R, primeiro na versão híbrida, e num segundo momento com a fabricação nacional.
A Peugeot completa o grupo com o 2008, agora com câmbio automático de seis velocidades. Da turma das dez maiores montadoras do país, apenas Fiat e Citroën ainda não tem SUVs no catálogo ou planejados para lançamentos.
A FCA ainda não definiu qual será o porte do SUV do Toro, se compacto ou médio. Enquanto não define, algumas projeções surgem na internet, como as que ilustram essa matéria e tem a assinatura do manipulador de imagens Theophilus Chin, da Malásia.
Por ora, a Fiat ataca em outras frentes para engrossar as vendas da sua gama no Brasil. Depois do Argo, que a cada mês emplaca mais unidades, porém ainda distante do idealizado pela marca, no início de 2018 chegará às lojas a versão sedã deste modelo definido.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast