Airbag
Não estava no programa
Embora não estivesse programado, o airbag para pedestres acabou sendo acionado durante a apresentação técnica do V40 para jornalistas no estacionamento do hotel. A Volvo admitiu que na realidade queria fazer uma demonstração do sistema que alerta e procura evitar colisões com um carro à frente (ali representado por uma barreira de plástico que permitia que o carro passasse por ela). Porém, o veículo foi acelerado a mais de 15 km/h e, assim, não parou antes do obstáculo estático, chocando-se e passando por ele. O radar do carro interpretou a barreira como sendo um pedestre e acionou o airbag instantaneamente. Calcula-se que para repor todo o sistema (capô, sensores, bolsa inflável,etc) o gasto seja superior a R$ 6,3 mil (R$ 3,5 mil pela reposição do airbag e R$ 2,8 mil do capô em alumínio).
Considerado o carro mais seguro do mundo pelo instituto de segurança veicular da Europa, o Volvo V40 faz a sua estreia no mercado nacional. Com motor 2.0 turbo de 180 cavalos e partindo de R$ 115.950, o modelo que está entrando no lugar do antigo C30 vai competir no segmento de hatches premium com BMW Série 1, Audi A3 e Mercedes-Benz Classe A.
Além do visual mais esportivo e inspirado nos atuais S60 e XC60, o V40 se destaca pela vasta oferta de itens de segurança passiva e ativa, como o inédito airbag para pedestres e outros pacotes opcionais. De acordo com a Volvo, este airbag funciona a partir de um conjunto de sensores no para-choque dianteiro que identificam a presença de pedestres. Em caso de atropelamentos, o capô é levantado parcialmente e uma bolsa de ar é aberta acima do motor, diminuindo o impacto do pedestre com o veículo. O airbag só é acionado diante de um impacto com a parte frontal do carro entre 20 km/h e 50 km/h.
Além deste dispositivo, o carro oferece o sistema City Safety (que freia o veículo automaticamente até a velocidade de 50 km/h, caso o motorista não reaja), sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), freios com sistema antitravamento (ABS) e os controles dinâmicos de estabilidade e de tração.
Entre os seus equipamentos de série, o V40 conta com ar-condicionado digital, conexão Bluetooh para iPod, sensor de estacionamento traseiro, sensores de chuva e crepuscular, partida sem chave, piloto automático, rodas de liga leve de 17, painel de instrumentos digital com três modos, sistema de multimídia com tela de sete polegadas e oito alto-falantes e entre outros.
No Brasil, o V40 terá versão única de motor. O propulsor é um 2.0 turbo de 180 cv e torque máximo de 30,6 kgfm. A força está associada a um câmbio automático de seis marchas. De acordo com a fabricante sueca, o carro atinge uma velocidade máxima de 250 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.
Opcionais
Como opcionais, a marca disponibiliza três tipos de pacotes para o V40: Sport, High Tec e Safety. No Sport, por R$ 12 mil, o usuário pode ter teto solar panorâmico, faróis de xênonio e rodas de liga leve de 18. Já no High Tech, por R$ 10 mil, o carro pode ser equipado com com GPS, DVD, câmera de ré e assistente de estacionamento.
E pelo preço de R$ 15 mil, o consumidor leva o pacote Safety que acrescenta vários itens de segurança como monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo (acelera e freia o carro de acordo com ajustes do motorista e o trânsito à frente), alerta de detecção de pedestres, leitura de placas de velocidade, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego lateral (podendo corrigir a manobra, se necessário) e o airbag externo para pedestres.
O jornalista viajou a convite da Volvo
2.0 turbo deixa o hatch bem esperto
Avaliamos em um trecho de 240 km entre Vitória e Domingos Martins (ES) a versão mais completa do V40, que com todos os sistemas de segurança custará R$ 152.950. Ao entrar no hatch, percebe-se que o acabamento interno é esmerado. A posição de dirigir é facilmente encontrada (os bancos terão ajustes elétricos) e há a possibilidade de escolher o design dos instrumentos do painel entre os três modos disponíveis Sport, Elegance e Eco. O painel é totalmente digital.
Os controles para todos os sistemas estão distribuídos de forma harmônica e bem ao alcance do motorista. Parte deles, como o piloto automático, posicionado no volante, e os demais em teclas reunidas na parte inferior do painel central.
O espaço no banco traseiro é confortável para dois adultos. Três já ficam apertados. A visibilidade pelo estreito vidro traseiro é comprometida. O teto solar abre de trás para frente e com isto o vidro pode ficar exposto só para quem vai no banco traseiro. O câmbio automático de seis velocidades só permite as trocas na alavanca e não há as borboletas atrás do volante. Ao acelerar, o motor 2.0 de cinco cilindros em linha turbo corresponde bem às expectativas. Ele entrega 180 cavalos a 5.000 rpm e 30,6 kgfm de torque, disponível já a partir de 2.700 rpm. Oferece boa dose de força para retomadas e ultrapassagens e esbanja equilíbrio nas curvas em alta, quase sem inclinações. Caso o motorista se empolgue e acelere mais do que deve, os sistemas de segurança, como controle de tração e de estabilidade, estão lá para dar uma ajuda.
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