O engenheiro de Desenvolvimento de Produtos da fabricante de autopeças Dana, Cláudio Crivellaro, está desenvolvendo uma suspensão semi-ativa para picapes. O objetivo do conjunto é reduzir as vibrações das irregularidades do solo dentro da cabine, incômodo potencializado nesse tipo de veículo. Outra meta é melhorar o contato dos pneus com o solo. O projeto foi apresentado como tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP).
Crivellaro explica que a maioria das montadoras adota o sistema de suspensão passiva, que não utiliza fontes de energia e é relativamente barato. Já os sistemas ativos requerem energia e têm custos mais elevados. O pesquisador aponta o sistema semi-ativo como sendo uma alternativa para preencher a lacuna entre as duas tecnologias. "Se o sistema semi-ativo falhar não trará um risco preocupante, mas a falha de um sistema ativo torna-se perigosa, pois uma das rodas do veículo perde o contato com o solo provocando solavancos desconfortáveis e perigosos", esclarece. Os primeiros testes com a nova tecnologia começaram no mês passado.
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