Há muito tempo o mercado de carros premium no Brasil é dominado pela trinca alemã Mercedes-Benz, BMW e Audi. A inglesa Land Rover até mira entrar neste pódio, ficando bem próximo como a quarta fabricante de luxo que mais emplaca no país.
Mas uma outra marca parece estar mais perto de quebrar a hegemonia alemã. A sueca Volvo, que até o ano passado ficava à margem desta disputa, virou a sensação do segmento com a chegada de um carro que promete mudar a história da marca no país.
>> Onix bate recorde de vendas e Gol, Polo, Kwid e Argo travam duelo placa a placa
O XC40 estreou em abril deste ano e em agosto registrou 474 unidades negociadas, o melhor desempenho entre os modelos do segmento de luxo, superando até o Mercedes-Benz Classe C, que fechou com 416 exemplares.
Reflexo da chegada da versão de entrada T4 (R$ 169.950), que teve em agosto seu primeiro mês cheio de vendas. O modelo tirou espaço (leia-se clientes) dos rivais Audi Q3, Mercedes GLA e BMW X1.
>> Confira dez carros micos que podem valer a compra
Somados os demais modelos (os utilitários maiores XC60, XC90, o hatch V40, a perua V60 e o sedã S60), a Volvo totalizou 778 emplacamentos no mês passado, um recorde mensal histórico para a empresa sueca no país. No mesmo mês de 2017, foram 352 unidades, o que significa uma alta de 121%.
O volume no mês passado foi maior que o da Audi (643) e da Land Rover (542), mais ainda distante das líderes BMW (1.128) e Mercedes-Benz (1.045).
>> Carteira ‘vitalícia’: regras para a renovação da CNH podem mudar
No acumulado do ano, a Volvo licenciou 4.501 veículos, um crescimento de 85% em relação ao mesmo período do ano passado (2.187). Neste ritmo, o volume anual deve superar a expectativa da marca em aumentar as vendas anuais em 50% com a vinda do XC40.
A projeção era saltar de 4 mil para 6 mil unidades/ ano, com o SUV compacto premium respondendo por 2 mil deste total - em apenas seis meses, já foram 1.262 XC40 faturados. O lançamento do novo XC60 a diesel (que já está em pré-venda) deve incrementar ainda mais a procura pela marca.
>> Volvo XC40, o SUV que anda sozinho mais acessível no Brasil
Marca | Agosto | em 2018 |
1 BMW | 1.128 | 7.360 (2) |
2 Mercedes-Benz | 1.045 | 8.068 (1) |
3 Volvo | 778 | 4.501 (5) |
4 Audi | 643 | 5.776 (3) |
5 Land Rover | 542 | 4.839 (4) |
( ): posição no ranking em 2018 |
Modelo | Agosto | em 2018 |
1 Volvo XC40 | 474 | 1.262 (9) |
2 Mercedes-Benz Classe C | 416 | 3.260 (1) |
3 BMW X1 | 353 | 2.675 (3) |
4 BMW Serie 3 | 324 | 2.199 (4) |
5 Mercedes-Benz GLA | 309 | 1.897 (6) |
6 Land Rover Discovery | 274 | 2.752 (2) |
7 Audi Q3 | 244 | 2.066 (5) |
8 Volvo XC60 | 193 | 1.760 (7) |
9 Jaguar E-Pace | 191 | - |
10 Mercedes-Benz CLA | 165 | 1.177 |
11 Audi A3 Sedan | 144 | 1.266 (8) |
12 Ford Mustang | 109 | 804 (11) |
13 Land Rover Evoque | 92 | 1.134 (10) |
14 Mercedes-Benz GLC | 79 | 702 (12) |
15 Audi Q5 | 72 | 586 (13) |
( ): posição no ranking em 2018 |
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião