Há muito tempo o mercado de carros premium no Brasil é dominado pela trinca alemã Mercedes-Benz, BMW e Audi. A inglesa Land Rover até mira entrar neste pódio, ficando bem próximo como a quarta fabricante de luxo que mais emplaca no país.
Mas uma outra marca parece estar mais perto de quebrar a hegemonia alemã. A sueca Volvo, que até o ano passado ficava à margem desta disputa, virou a sensação do segmento com a chegada de um carro que promete mudar a história da marca no país.
>> Onix bate recorde de vendas e Gol, Polo, Kwid e Argo travam duelo placa a placa
O XC40 estreou em abril deste ano e em agosto registrou 474 unidades negociadas, o melhor desempenho entre os modelos do segmento de luxo, superando até o Mercedes-Benz Classe C, que fechou com 416 exemplares.
Reflexo da chegada da versão de entrada T4 (R$ 169.950), que teve em agosto seu primeiro mês cheio de vendas. O modelo tirou espaço (leia-se clientes) dos rivais Audi Q3, Mercedes GLA e BMW X1.
>> Confira dez carros micos que podem valer a compra
Somados os demais modelos (os utilitários maiores XC60, XC90, o hatch V40, a perua V60 e o sedã S60), a Volvo totalizou 778 emplacamentos no mês passado, um recorde mensal histórico para a empresa sueca no país. No mesmo mês de 2017, foram 352 unidades, o que significa uma alta de 121%.
O volume no mês passado foi maior que o da Audi (643) e da Land Rover (542), mais ainda distante das líderes BMW (1.128) e Mercedes-Benz (1.045).
>> Carteira ‘vitalícia’: regras para a renovação da CNH podem mudar
No acumulado do ano, a Volvo licenciou 4.501 veículos, um crescimento de 85% em relação ao mesmo período do ano passado (2.187). Neste ritmo, o volume anual deve superar a expectativa da marca em aumentar as vendas anuais em 50% com a vinda do XC40.
A projeção era saltar de 4 mil para 6 mil unidades/ ano, com o SUV compacto premium respondendo por 2 mil deste total - em apenas seis meses, já foram 1.262 XC40 faturados. O lançamento do novo XC60 a diesel (que já está em pré-venda) deve incrementar ainda mais a procura pela marca.
>> Volvo XC40, o SUV que anda sozinho mais acessível no Brasil
Marca | Agosto | em 2018 |
1 BMW | 1.128 | 7.360 (2) |
2 Mercedes-Benz | 1.045 | 8.068 (1) |
3 Volvo | 778 | 4.501 (5) |
4 Audi | 643 | 5.776 (3) |
5 Land Rover | 542 | 4.839 (4) |
( ): posição no ranking em 2018 |
Modelo | Agosto | em 2018 |
1 Volvo XC40 | 474 | 1.262 (9) |
2 Mercedes-Benz Classe C | 416 | 3.260 (1) |
3 BMW X1 | 353 | 2.675 (3) |
4 BMW Serie 3 | 324 | 2.199 (4) |
5 Mercedes-Benz GLA | 309 | 1.897 (6) |
6 Land Rover Discovery | 274 | 2.752 (2) |
7 Audi Q3 | 244 | 2.066 (5) |
8 Volvo XC60 | 193 | 1.760 (7) |
9 Jaguar E-Pace | 191 | - |
10 Mercedes-Benz CLA | 165 | 1.177 |
11 Audi A3 Sedan | 144 | 1.266 (8) |
12 Ford Mustang | 109 | 804 (11) |
13 Land Rover Evoque | 92 | 1.134 (10) |
14 Mercedes-Benz GLC | 79 | 702 (12) |
15 Audi Q5 | 72 | 586 (13) |
( ): posição no ranking em 2018 |
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião