A Volkswagen começa a vender o novo T-Cross a partir de 2019, mas o carro já roda em testes pelo Brasil, porém com camuflagens pesadas. A marca mantém em segredo o visual e os atributos do SUV variante do Polo. Em meio a tantas especulações de como será a novidade, a página do Facebook 'Ferd' vazou uma suposta imagem de como seria o modelo.
Na foto é possível notar a influência de outros carros da montadora como Touareg e Tiguan, além do próprio conceito do T-Cross Breeze, que serviu de inspiração para o carro.
>> Volks confirma T-Track, SUV para competir com Renault Kwid
O modelo inédito dividirá a multiplataforma MQB A0 com o Novo Polo e o Virtus e será o primeiro utilitário da marca a ser feito no Brasil - será produzido na fábrica da Volks em São José dos Pinhais (PR), de onde já saem o Fox e o Golf, além do Audi A3
O T-Cross suprirá uma necessidade da Volkswagen em produzir um compacto para competir com as SUV’s de outras marcas. Atualmente, o segmento de utilitários compactos é um dos mais concorridos e com maior visibilidade no mercado. Brigará com Honda HR-V, Jeep Renagade, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Ford EcoSport, entre outros.
O modelo global será apresentado ao mundo em outubro no Salão de Paris e, no mês seguinte, dará as caras no Salão de São Paulo.
>> Novo Duster já roda em testes no Brasil e deve estrear motor turbo
O T-Cross adotará os propulsores dos irmãos de plataforma: o 1.6 MSI, de 117 cv, com câmbio manual de 5 marchas e o 1.0 TSI, de 128 cv, com transmissão automática de 6 velocidades. É provável que venha equipado também com o 1.4 TSI (do Golf), de 150 cv e caixa automática, para a versão esportiva GTS.
Na cabine, o carro deve repetir o mesmo desenho do painel do Polo e seus itens de tecnologia, como quadro de instrumentos digital com tela 10,2” e a central multimídia Discover media com monitor de 8” e conexão Apple Car Play e Android Auto.
O T-Cross ficará posicionado entre os futuros T-Track, um crossover com base no up!, e o SUV Tarek, ambos previstos entre 2019 e 2020. O preço deve partir de R$ 75 mil e alcançar os R$ 100 mil.
>> Com 5 novidades, Volks pretende virar a ‘marca dos SUVs’ no Brasil
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast