Após aparecer no Salão de São Paulo em 2018, a quarta geração do Suzuki Jimny finalmente estreia no Brasil. O 4x4 mais acessível do mercado ganha o sobrenome Sierra para se diferenciar da antiga geração, que seguirá em linha.
A novidade estreia nas lojas em novembro em três versões, com preço inicial de R$ 103.990 na opção 4You, passando para R$ 111.990 na intermediária 4You automática, e chega a R$ 122.990 na topo 4Style automática.
O motor é o mesmo para a trinca: o 1.5, de 108 cv e 14,1 kgfm de torque, e com tração 4x4 reduzida. O câmbio é automático de quatro marchas.
O Jimny Sierra mantém a suspensão com eixo rígido e a construção robusta com chassi separado da carroceria. Os freios a disco são nas quatro rodas.
Ele tem a mesma dimensão do antecessor: 3,64 m de comprimento e 2,52 m de distância entre-eixos. Só é mais alto e mais largo: 1,72 m x 1,70 m do solo ao teto e 1,64 m x 1,60 m de um retrovisor ao outro.
O vão livre do chão subiu em 1 cm, de 20 cm para 21 cm, enquanto o ângulo de entrada aumentou de 35 para 37 graus, e o de saída, de 45 para 49 graus. A capacidade de submersão agora é de 60 cm. Já o porta-malas continua diminuto, com 113 litros.
Confira os itens de série de cada versão:
4You (manual e automática)
- Central multimídia JBL e tela de 7 polegadas
- Conectividade Android Auto e Apple CarPlay
- Volante multifuncional
- Faróis de neblina
- Ar-condicionado
- Chave presencial (abertura e fechamento da porta e a partida sem chave)
- Retrovisores e vidros elétricos
- Computador de bordo
- Assistente de partida em rampa
- Assistente de descida
- Controles de estabilidade e de tração
- Volante com regulagem de altura
- Isofix (ancoragem para cadeirinhas infantis)
- Câmera de ré (4You automática)
4Style
Adiciona
- Faróis em led com projetores e lavadores
- Acendimento automático dos faróis e ajuste de altura
- Piloto automático
- Ar-condicionado digital
- Caixa porta-trecos no porta-malas
- Volante revestido em couro
O Jimny Sierra virá importado do Japão, mas a Suzuki já admitiu o interesse em nacionalizá-lo, com produção na fábrica da HPE - Mitsubishi e Suzuki -, em Catalão (GO).
Mas até lá, manterá a venda da antiga geração do jipinho, lançada há 20 anos (1998) e que tem um preço mais em conta e está disponível em quatro versões:
4Work: R$ 74.490
4All: R$ 77.990
4Sport: R$ 85.990
Desert: R$ 92.990
O modelo é equipado com motor 1.3, de 85 cv e 11,2 kgfm, conectado ao câmbio manual de 5 marchas e tração 4x4 reduzida.
O Jimny Sierra custa mais que o SUV Vitara, na versão 1.6 16V 4All (R$ 97.490), porém continua com a etiqueta inferior ao do Troller T4 (R$ 136.674), que possui motor 3.2 movido a diesel, de 200 cv e 47,9 kgfm.
Há 8 opções de cores: amarelo, azul, bege, branco, cinza, prata, preto e verde. Se quiser acrescentar o teto preto a eles, o custo é de R$ 1.350.
A Suzuki projeta vender até maio de 2020 cerca de 110 unidades mensais devido a um problema técnico na fábrica de Shizuoka, no Japão. Assim que for solucionado, a marca espera subir o volume para 250 carros ao mês.
- Novo Golf “conversa” com outros veículos e conecta à casa do motorista
- Revelado! Novo Honda Fit surge “mais limpo”, seguro e inspirado na 1ª geração
- Novo Mercedes GLC estreia motor diesel e conversa com motorista; veja preços
- Nissan confirma novos Versa e March para o Brasil, mas só o hatch será nacional
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast