O Suzuki SX4 chegou ao Brasil no fim de 2009, mas ainda é um ilustre desconhecido. Em 2010, 1.084 unidades foram emplacadas. Este ano, por enquanto, apenas 868. Para mudar esse cenário, a marca irá relançar o modelo em campanhas de mídia e exposições estáticas na busca por mais visibilidade do produto. Agora, o SX4 será tratado como "o primeiro SportCross do Brasil".
Na definição da Suzuki, o modelo agrega virtudes para um veículo urbano, como praticidade, segurança e agilidade, com as de um utilitário esportivo, especialmente pela tração inteligente i-AWD nas quatro rodas. Somam-se ainda a agilidade de um hatch, o desempenho de um esportivo e o espaço interno de um monovolume. "Até o momento, nenhum outro modelo no mercado nacional reúne todas essas virtudes, colocando o SX4 como o primeiro SportCross do país", afirma o material de divulgação do veículo.
Produzido no Japão em parceria com a Fiat, o carro tem preços sugeridos de R$ 59.990 (manual) e de R$ 64.990 (automático). É oferecido com um propulsor 2.0 16 V a gasolina, com potência de 145 cv e torque máximo de 18,7 kgfm.
A dianteira guarda semelhança com o Grand Vitara, especialmente em detalhes como os faróis e a grade dianteira. Já a traseira exibe traços mais arredondados. A lista de itens de série inclui ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo, sistema de som com MP3 e entrada para iPod e rodas de liga leve 16". Freios com sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e auxílio ao motorista durante as frenagens de emergência (BAS) completam o pacote.
Opcionalmente, disponibiliza um chuveirinho pressurizado embutido no porta-malas o SportShower , com reservatório de 17 litros. Seu propósito é permitir, por exemplo, que o usuário tire a água salgada de equipamentos esportivos e de camping antes de acomodá-los no rack ou no porta-malas, ou mesmo remover a areia e a lama dos pés.
Há ainda duas versões limitadas Mormaii, que oferecem pneus maiores de uso misto, pintura personalizada, aerofólio, rodas na cor grafite, bancos em couro e o chuveirinho. A versão Sport Pack, mais cara, traz pintura esportiva, bancos de couro, rodas na cor grafite, teto preto, entre outros.
Aliados tacham Janja de principal responsável pela impopularidade de Lula
Uma justiça cara: STF gasta mais do que a Família Real Britânica; acompanhe o Entrelinhas
Tarcísio lidera intenção de voto para o governo de São Paulo em 2026
Proposta de Gilmar Mendes pode criar onda de reivindicações por novas terras indígenas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast