O Latin NCAP divulgou mais uma bateria de testes de colisão feita em veículos vendidos no Brasil. Os modelos avaliados foram o Volkswagen T-Cross, que estreia nas lojas em abril, e o Toyota Yaris, lançado no ano passado.
O destaque foi o inédito SUV compacto, que recebeu o carimbo de um dos carros mais seguros do mercado.
Ele foi classificado com nota máxima (cinco estrelas) pelo Latin NCAP e ainda recebeu o selo 'Advanced Awards' pelo alto grau de proteção a passageiros adultos e crianças dentro da cabine, além de oferecer tecnologia de frenagem de colisão múltipla e ocasionar danos mínimos a pedestres em caso de atropelamento.
>> Andamos no VW T-Cross e listamos pontos fortes e fracos do SUV compacto
Curiosamente o anúncio do ótimo desempenho do T-Cross foi feito pela entidade independente durante o evento de lançamento à imprensa da versão 1.0 TSI, neste quinta-feira (28), no Rio de Janeiro.
As divulgações anteriores sempre ocorrerem em eventos próprios do órgão latino-americano.
>> Aliança de Renault com FCA e Nissan pode formar o maior grupo do mundo
T-Cross 1.0 TSI manual | R$ 84.990 |
T-Cross 1.0 TSI AT | R$ 94.990 |
T-Cross 1.0 TSI Comfortline AT | R4 99.990 |
T-Cross 1.4 TSI Highline AT | R$ 109.990 |
AT: câmbio automático |
O utilitário parte de R$ 84.990, na versão 1.0 TSI manual, pula para R$ 94.990 na versão automática, R$ 99.990, e na 1.0 TSI Comfortline automática. Com motor 1.4 TSI, ele parte de R$ 109.990 na configuração Highline automática. Todos com motores turbo.
O T-Cross passa a figurar na quarta posição do ranking dos melhores avaliados pelo Latin NCAP, atrás de outros carros da Volkswagen: Golf, Virtus e Polo.
Todos compartilham a mesma plataforma modular MQB, reconhecida pelo uso de aços especiais, de alta e ultra-alta resistência.
>> Confira 7 itens no carro que (quase) nenhum motorista usa
A arquitetura aplica também aço conformado a quente, material extremamente resistente, até quatro vezes mais do que uma chapa de aço convencional, que aumenta a segurança na cabine e melhora o desempenho nos crashes testes.
A estratégia modelo oferece ainda boa deformidade da coluna de direção, que contribui para a segurança do motorista, reduzindo os riscos de ferimento.
Segundo a análise do Latin NCAP, o T-Cross demonstrou boa proteção nos impactos frontal, lateral e contra o poste, e até mesmo para pedestres.
>> Erros que você comete ao volante e talvez nem saiba
O modelo vem equipado de série com controles de estabilidade e de tração, sistema de frenagem automática e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
Para a segurança dos ocupantes infantis, o SUV inclui ancoragem Isofix e interruptor para desativar o airbag do passageiro.
Yaris ganhou quatro estrelas
O Toyota Yaris, outro modelo avaliado no programa do Latin NCAP, conquistou quatro estrelas nas opções hatch e sedã para a proteção a adultos e crianças.
As versões testadas possuem somente os dois airbags frontais obrigatórios e os controles de estabilidade e de tração.
>> Volks planeja invasão de carros elétricos com o sacrifício de 7 mil empregos
O resultado foi boa proteção para adultos no impacto lateral, e proteção aceitável para boa no impacto frontal.
No quesito segurança infantil, o modelo da Toyota perdeu pontos com a sinalização das ancoragens Isofix fora do padrão exigido no programa do Latin NCAP e à falta de uma chave para desconectar o airbag do passageiro.
"Os resultados do T-Cross e YAris demostram que as fabricantes estão oferecendo, voluntariamente, aos consumidores, modelos com níveis de segurança superiores aos exigidos pelos governos."
Ricardo Morales, presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP.
Confira os vídeos dos testes de colisão do T-Cross e do Yaris:
*Jornalista viajou a convite da Volkswagen
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião