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Quando se pensa em mudar o visual do carro, qual a primeira coisa que vem à cabeça? Certamente colocar rodas maiores lidera a preferência dos motoristas. E a substituição quase sempre vem acompanhada de pneus mais largos, os chamados "tala larga".

Apesar de a mudança visar a melhor aparência, é importante saber que pneus com maior banda de rodagem influenciam também na condução e na segurança do veículo. Por isso, a legislação de trânsito faz ressalvas a essa alteração exigindo que diâmetro do pneu mais o aro seja igual ao conjunto original e que a largura total não ultrapasse o pára-lama. Num raciocínio simples, quanto maior a dimensão da roda, mais baixo deve ser o perfil do pneu.

Segundo Marcelo Carone, proprietário da Acoustic Som Alarme e Acessórios, de Curitiba, o perímetro maior que o de fábrica pode resultar no contato do pneu com o arco do pára-lamas. "Ele irá raspar e se desgastar mais rápido. Haverá ainda perda de performace, pois o carro fará maior esforço para andar, além de afetar a geometria de suspensão e direção", salienta. A marcação da velocidade e do hodômetro também sofrerá alteração. "Isso ocorre porque a roda demora mais para completar uma volta", acrescenta Carone.

Quem optou por colocar tala larga, respeitando os limites da lei, terá como principal vantagem apontada por Alceu Loss, sócio-proprietário da Truck Plaza, na capital, a melhor aderência nas curvas em piso seco devido a maior área de contato com o solo. Condição que também reduz o espaço de frenagem, fundamental numa situação de emergência. "Observe se o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir com segurança é compatível com a potência do carro. O recomendável é a letra H (até 210 km/h) para os modelos populares e Y (acima de 300 km/h) para os mais potentes. Assim ‘sobra’ pneu, o que gera menor desgaste do mesmo e mais estabilidade em alta velocidade", ressalta.

No entanto, o bom desempenho pode se inverter quando a pista está molhada. Loss explica que o maior espaço de contato da borracha com o solo faz com que o pneu tenha mais dificuldades para escoar a água, trazendo riscos de aquaplanagem. Uma forma de amenizar o risco, orienta o lojista, é comprar pneus com o desenho da banda de rodagem favoráveis para o terreno molhado, que apresentam sulcos profundos.

Serviço: Acoustic – (0xx41) 3333-993. Truck Plaza – (0xx41) 3346-3637.

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