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MAN no Brasil: A MAN Latin America, criada a partir da aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) pela MAN alemã, apresentou as linhas TGS e TGX nas configurações 6x2 e 6x4. Elas serão as primeiras a serem produzidas na fábrica da VWCO em Resende (RJ). Com isso, a marca passa a oferecer caminhões extrapesados ainda não disponíveis na linha VW. A TGS possui veículos de 18 a 41 toneladas para aplicações severas (guindastes e betoneiras) e no transporte de cargas frigoríficas, bebidas, madeira e cana-de-açúcar. Já a série TGX traz motores potentes de 400 até 680 cv e são projetados para o transporte pesado de longas distâncias.| Foto: Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo
Novo Vertis: O modelo que vai atuar na faixa de 9 e 13 ton. de PBT, os chamados caminhões médios, será a primeira família de caminhões da Iveco desenvolvida no Brasil em Sete Lagoas (MG). A transmissão é a ZF S5420 de cinco velocidades. E também pela primeira vez no segmento dos médios, um modelo virá de série com embreagem servoassistida, a qual reduz o esforço do motorista na hora de trocar as marchas. O Vertis entrará em produção no primeiro trimestre de 2010
Economia: Lançados no mercado em setembro passado, o Fiat Ducato Multijet Economy (foto) e a nova versão Working da picape Strada foram os destaques da Fiat na Fenatran. O Ducato, agora com o novo motor 2.3 MultiJet, tem o mesmo desempenho de sua versão anterior, mas é 10% mais econômico
Sofisticação: O destaque da Mercedes-Benz foi o Actros 2646, com cabine de 1,92 metro de altura, assoalho plano , motor V6 (6x2 e 6x4) e motor de 450 cv. O veículo traz requintes de conforto e segurança, como ar-condicionado, geladeira, colchão com molas, freio ABS, air bag, dispositivos para bloqueio de deslocamento para partida em rampa e para controle de velocidade. O caminhãochega no primeiro trimestre de 2010 por R$ 350 mil
Série
O mais potente: A Volvo trouxe da Europa o FH16 com 700 cv, o caminhão mais potente do mundo. O veículo com propulsor seis cilindros de 16 litros veio só para demonstração. Ele combina alta potência com redução de emissões, sem aumento do consumo de combustível. Estudos da Volvo indicam uma queda de cerca de 40% nas emissões de NOx (óxido de nitrogênio) do modelo em relação ao anterior
Linha vocacional: A Volkswagen Caminhões e Ônibus expôs os modelos especialmente projetados para atender diversos segmentos. Destaque para o VW Worker 17.180, que traz chassi preparado para o rebaixamento e a instalação de carroceria para o transporte de bebidas de até 10 paletes
Transit chassi-cabine: A novidade da Ford foi a Transit versão chassi-cabine, ideal para quem quer adaptar suas necessidades ao veículo. Segundo a marca, o modelo ganha agilidade nas entregas urbanas, algo essencial em cidades engarrafadas. O lançamento está previsto para abril de 2010
Compacto: A Agrale apresentou uma série de modelos da sua linha atual. Os destaques ficam por conta do caminhão 8500 com novo motor eletrônico e da nova versão do 13000 com caçamba, além do modelo 6000 (foto), leve e compacto, com capacidade para 3.400 kg de carga útil, mais carroceria
Sprinter 19 + 1: A Mercedes-Benz lançou a Van Sprinter 19+1 (19 poltronas para passageiros, mais o banco do motorista), considerada a maior do mercado entre as vans que já saem prontas de fábrica. O entre-eixos é longo, com 4.025 mm. Vem de série com freios a disco com ABS/ASR e air bag para o motorista
Maior capacidade: A Hyundai exibiu o HR Low Deck Single, que oferecerá maior capacidade de volume carga em relação aos atuais modelos HR HD (rodado simples) e HR LD (rodado duplo). Também anunciou dois caminhões médios que produzirá a partir de 2010, com lançamento em abril do mesmo ano: os modelos HD 65 e HD 78
São Paulo (SP) - A preocupação ambiental que tem sido o mote dos últimos salões de automóveis mundo afora também chegou ao segmento de utilitários comerciais e caminhões. O tema esteve presente na maioria dos 355 estandes da 17.ª Fenatran Salão Internacional do Transporte, que termina hoje no Parque Anhembi, em São Paulo.
Motores desenvolvidos com tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes, especialmente dos propulsores de grande cilindrada; uso de peças remanufaturadas, que diminuem o consumo de matéria-prima e o descarte de produtos na natureza; e o treinamento de motoristas para a condução econômica e ecológica, foram o pano de fundo para a apresentação de diversos modelos entre picapes, vans, furgões e caminhões. Para reforçar o caráter ambiental do evento, até os estandes da feira foram montados com madeira certificada de reflorestamento.
Como sempre, todas as montadoras de transporte de cargas e passageiros reservaram lançamentos e atrações especialmente para a Fenatran. Confira na página algumas dessas novidades.
O jornalista viajou a convite da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
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