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MAN no Brasil: A MAN Latin America, criada a partir da aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) pela MAN alemã, apresentou as linhas TGS e TGX nas configurações 6x2 e 6x4. Elas serão as primeiras a serem produzidas na fábrica da VWCO em Resende (RJ). Com isso, a marca passa a oferecer caminhões extrapesados ainda não disponíveis na linha VW. A TGS possui veículos de 18 a 41 toneladas para aplicações severas (guindastes e betoneiras) e no transporte de cargas frigoríficas, bebidas, madeira e cana-de-açúcar. Já a série TGX traz motores potentes de 400 até 680 cv e são projetados para o transporte pesado de longas distâncias. | Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo
MAN no Brasil: A MAN Latin America, criada a partir da aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) pela MAN alemã, apresentou as linhas TGS e TGX nas configurações 6x2 e 6x4. Elas serão as primeiras a serem produzidas na fábrica da VWCO em Resende (RJ). Com isso, a marca passa a oferecer caminhões extrapesados ainda não disponíveis na linha VW. A TGS possui veículos de 18 a 41 toneladas para aplicações severas (guindastes e betoneiras) e no transporte de cargas frigoríficas, bebidas, madeira e cana-de-açúcar. Já a série TGX traz motores potentes de 400 até 680 cv e são projetados para o transporte pesado de longas distâncias.| Foto: Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo
  • Novo Vertis: O modelo que vai atuar na faixa de 9 e 13 ton. de PBT, os chamados caminhões médios, será a primeira família de caminhões da Iveco desenvolvida no Brasil – em Sete Lagoas (MG). A transmissão é a ZF S5420 de cinco velocidades. E também pela primeira vez no segmento dos médios, um modelo virá de série com embreagem servoassistida, a qual reduz o esforço do motorista na hora de trocar as marchas. O Vertis entrará em produção no primeiro trimestre de 2010
  • Economia: Lançados no mercado em setembro passado, o Fiat Ducato Multijet Economy (foto) e a nova versão Working da picape Strada foram os destaques da Fiat na Fenatran. O Ducato, agora com o novo motor 2.3 MultiJet, tem o mesmo desempenho de sua versão anterior, mas é 10% mais econômico
  • Sofisticação: O destaque da Mercedes-Benz foi o Actros 2646, com cabine de 1,92 metro de altura, assoalho plano , motor V6 (6x2 e 6x4) e motor de 450 cv. O veículo traz requintes de conforto e segurança, como ar-condicionado, geladeira, colchão com molas, freio ABS, air bag, dispositivos para blo­queio de deslocamento para partida em rampa e para controle de veloci­dade. O caminhãochega no primeiro trimestre de 2010 por R$ 350 mil
  • Série
  • O mais potente: A Volvo trouxe da Europa o FH16 com 700 cv, o caminhão mais potente do mun­­do. O veículo com propulsor seis cilindros de 16 litros veio só para de­­mons­tra­ção. Ele combina alta potência com redução de emissões, sem aumento do con­­sumo de combustível. Estudos da Volvo indicam uma queda de cerca de 40% nas emissões de NOx (óxido de nitrogênio) do modelo em relação ao anterior
  • Linha vocacional: A Volkswagen Caminhões e Ônibus expôs os modelos especialmente projetados para atender diversos segmentos. Destaque para o VW Worker 17.180, que traz chassi preparado para o rebaixamento e a instalação de carroceria para o transporte de bebidas de até 10 paletes
  • Transit chassi-cabine: A novidade da Ford foi a Transit versão chassi-cabine, ideal para quem quer adaptar suas necessidades ao veículo. Segundo a marca, o modelo ganha agilidade nas entregas urbanas, algo essencial em cidades engarrafadas. O lançamento está previsto para abril de 2010
  • Compacto: A Agrale apresentou uma série de modelos da sua linha atual. Os desta­ques ficam por conta do caminhão 8500 com novo motor eletrônico e da nova versão do 13000 com caçamba, além do modelo 6000 (foto), leve e compacto, com capacidade para 3.400 kg de carga útil, mais carroceria
  • Sprinter 19 + 1: A Mercedes-Benz lançou a Van Sprinter 19+1 (19 poltronas para passageiros, mais o banco do motorista), considerada a maior do mercado entre as vans que já saem prontas de fábrica. O entre-eixos é longo, com 4.025 mm. Vem de série com freios a disco com ABS/ASR e air bag para o motorista
  • Maior capacidade: A Hyundai exibiu o HR Low Deck Single, que oferecerá maior capacidade de volume carga em relação aos atuais modelos HR HD (rodado simples) e HR LD (rodado duplo). Também anunciou dois caminhões médios que produzirá a partir de 2010, com lançamento em abril do mesmo ano: os modelos HD 65 e HD 78

São Paulo (SP) - A preocupação ambiental que tem sido o mote dos últimos sa­­lões de automóveis mundo afora também chegou ao segmento de utilitários comerciais e caminhões. O tema esteve presente na maioria dos 355 estandes da 17.ª Fenatran – Sa­­lão Interna­cional do Trans­­porte, que termina hoje no Par­que Anhembi, em São Paulo.

Motores desenvolvidos com tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes, especialmente dos propulsores de gran­­de cilindrada; uso de peças remanufaturadas, que diminuem o consumo de matéria-prima e o descarte de produtos na natureza; e o treinamento de motoristas para a condução econômica e ecológica, foram o pano de fundo para a apresentação de diversos modelos entre picapes, vans, furgões e caminhões. Para reforçar o caráter ambiental do evento, até os estandes da feira foram montados com madeira certificada de reflorestamento.

Como sempre, todas as mon­­tadoras de transporte de cargas e passageiros reservaram lançamentos e atrações es­­pecialmente para a Fenatran. Confira na página algumas dessas novidades.

O jornalista viajou a convite da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

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