Em dia
Veja o que fazer para tornar o sistema de ar-condicionado do seu carro mais eficiente:
Inverno
O ar-condicionado deve ser ligado no inverno pelo menos uma vez por mês. A falta de uso leva ao ressecamento de vedantes, o que pode causar vazamento de óleo e perda de gás refrigerante.
Filtro
O filtro do ar-condicionado precisa ser substituído uma vez por ano ou a cada 15 mil quilômetros rodados. Mas se o carro costuma ser usado em estradas de chão, o correto é fazer a troca a cada seis meses ou 7 mil a 10 mil quilômetros rodados.
Umidade
O uso frequente do ar-condicionado cria umidade, o que provoca o aparecimento de fungos e ácaros, além de mau cheiro. Depois de usar o sistema, deixe o ar quente circulando por cerca de 2 minutos.
Serviços executados de forma eficiente garantem o bom funcionamento dos veículos e a tranquilidade dos motoristas. E quando é possível contar com uma mãozinha da tecnologia, melhores são os resultados. A Dipave Car Centro Automotivo, em Curitiba, é uma das empresas que decidiu investir em equipamentos modernos para a realização dos serviços, alguns usados só por ela na Região Sul.
Para a manutenção do ar-condicionado dos veículos, a Dipave adquiriu, há oito meses, a Ecotechnics, uma máquina que funciona como uma recicladora do gás refrigerante. O gerente, Bento Osvaldo Silveira, diz que o equipamento, fabricado na Itália, traz benefícios para o cliente e para o meio ambiente. O motorista tem a garantia de um serviço bem executado, afirma ele, e é eliminado o risco de vazamento do gás, que afeta a camada de ozônio.
Conectada ao veículo, a Ecotechnics retira todo o ar refrigerante do sistema, que passa por uma reciclagem dentro do equipamento. Em seguida, o ar é devolvido ao carro na quantidade necessária para o funcionamento do ar-condicionado. Silveira alerta que, no procedimento sem o uso da máquina, é feito o preenchimento do reservatório, mas nunca se sabe ao certo qual é a quantidade exata que está faltando. "Se for em excesso, pode causar problemas no compressor do ar-condicionado", diz ele.
Segundo o gerente da Dipave, o equipamento também verifica se há algum vazamento e ainda retira a umidade do sistema. O serviço, conta, é executado em cerca de 45 minutos a 1 hora e custa aproximadamente R$ 100.
Exclusividade
O Supreme Engine Cleaning System, equipamento fabricado pela norte-americana Wynns, é mais conhecido como "Diálise do Motor". A Dipave é a única empresa que usa essa máquina no Paraná, segundo informações dos representantes da marca na Região Sul, Leandro de Sousa e Abner Pereira Carrapeiro.
A função do equipamento é fazer a limpeza interna no sistema de lubrificação, ajudando a aumentar a vida útil do motor. O seu uso é feito na hora da troca do óleo. Sousa explica que a máquina deve ser conectada ao motor, que vai permanecer ligado por cerca de 10 a 15 minutos. Nesse período, ela retira 100% do óleo, sem deixar resíduos. O representante lembra que num procedimento normal de troca de óleo, cerca de 300 ml a 600 ml do produto ficam no motor e no sistema.
O equipamento que também testa a pressão da bomba de óleo pode ser usado em qualquer modelo de carro e a recomendação é para que ele seja utilizado uma vez por ano. O serviço custa em média R$ 330 a R$ 350, incluindo o óleo e o aditivo, afirma Silveira. De acordo com Sousa, se o carro tiver rodado menos de 100 mil quilômetros e até 8 anos de uso, o motorista ganha um ano de seguro do motor.
A outra máquina usada pela Dipave faz um trabalho semelhante ao da Supreme Engine Cleaning System, mas no sistema de água do motor. Também produzida pela Wynns, ela é chamada de "Diálise de Arrefecimento". O ideal é fazer o procedimento uma vez ao ano. São necessários de 25 a 30 minutos de serviço e o custo é de R$ 120.
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