Com quase 40 anos de mercado, o veterano Gol, enfim, se rende ao câmbio automático. A transmissão que dispensa a embreagem é principal novidade da linha 2019 e também passa a equipar o sedã Voyage.
A dupla vem ainda com um visual mais moderno e mais equipamentos, como comandos do som e borboletas para troca de marchas no volante e suporte para celular fixado no alto do painel.
>> Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil
O Gol 1.6 MSI AT chegará às concessionárias no valor R$ 54.580. Já o Voyage 1.6 MSI AT custará R$ 59.990. A atualização da dupla integra a lista de 20 lançamentos previstos pela marca até 2020. Para isso, estão sendo investidos R$ 7 bilhões no país.
- Gol 1.0 manual: R$ 44.990
- Gol 1.6 manual: R$ 51.040
- Gol 1.6 automático: R$ 54.580
- Voyage 1.0 manual: R$ 52.640
- Voyage 1.6 manual: R$ 56.820
- Voyage 1.6 automático: R$ 59.990
A decisão da Volkswagen em oferecer o novo câmbio, substituindo o automatizado (e defasado) i-Motion - é baseada em números. Em 2017 mais de 40% dos veículos vendidos no Brasil tinham câmbio automático, somada ao fato de que os concorrentes diretos já ofereceriam a comodidade.
Modelos hatches | Motor/ câmbio | Preços |
VW Gol | 1.6 (120 cv)/ 6 marchas | R$ 54.580 |
Chevrolet Onix | 1.4 (106 cv)/ 6 marchas | R$ 55.290 |
Hyundai HB20 | 1.6 (128 cv)/ 6 marchas | R$ 58.950 |
Ford Ka | 1.5 (136 cv)/ 6 marchas | R$ 56.490 |
Toyota Etios | 1.5 (107 cv)/ 4 marchas | R$ 53.810 |
Nissan March | 1.6 (111 cv)/ CVT | R$ 56.990 |
>> Ford Ka ganha câmbio automático e novo motor para peitar HB20 e Onix
Com a opção, a montadora pretende ainda atender as demandas na venda direta para pessoas com deficiência (PcD), um mercado que cresce cerca de 20% ao ano. Em 2017, foram negociados 50 mil automóveis para o público PcD.
Transmissão do Polo e Golf
Produzidos na fábrica de Taubaté (SP), Gol e Voyage 2019 chegam disponíveis em versão única de acabamento. Sendo três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com caixa manual de cinco marchas e 1.6 MSI (120 cv), com a automática de seis marchas.
A novidade é a mesma já usada por Polo, Virtus e Golf, com a opção de troca sequencial também na alavanca ou nas aletas atrás do volante. Também conta com o modo de acionamento esportivo (posição 'S'), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas.
>> Os 10 carros flex campeões em baixo consumo no Brasil
A transmissão se destaca pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades, reduzindo o consumo de combustível. Segundo a montadora, pela medição do Inmetro Gol e Voyage fazem 11,1 km/l na cidade quando abastecido na gasolina. Já na estrada, o hatch registra 13,6 km/l e Voyage, 14,3km/l.
Visual mais moderno
Não foi somente o câmbio que ficou mais moderno. Na parte frontal, o capô está mais elevado e ganhou duas linhas que se conectam aos faróis maiores. O conjunto ótico é caracterizado por ser retangular e traz um recorte diferenciado do capô.
Com a grade mais larga e alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô.
O para-choque também foi reformulado. O dianteiro conta com entradas de ar na parte inferior e linhas geométricas, com aspecto esportivo. Os faróis de neblina têm formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta.
Interior e segurança
No interior, o grande diferencial fica por conta do volante multifuncional, oferecido como opcional. Mas vem de série em todos os modelos, ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento), travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
No quesito segurança, também de série, vem com freios ABS, dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sinal de frenagem de emergência.
A linha 2019 vem ainda com três pacotes de opcionais. O principal, que custa R$ 3 mil, inclui rodas de liga leve, alarme com chave canivete, sensor de ré, vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade e retrovisores com ajustes elétricos.
Há também duas opções de centrais multimídia: Composition Touch (R$ 2 mil) e Discover Media (R$ 2,1 mil), que tem navegação. Ambas adicionam volante multifuncional e computador de bordo.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast