As marcas chinesas deixaram de fazer figuração no Salão de São Paulo e nesta edição passaram a dividir com as tradicionais marcas as atenções dos visitantes. São vários lançamentos e diversas atrações em seus estandes. Uma delas até concorre à estrela da feira. O simpático GC2 ocupa o lugar de destaque no espaço da Geely, marca que desembarcou no país no começo do ano com o sedã EC7. A empresa é reconhecida lá fora por ter adquirido o controle da Volvo.
O compacto já está à venda no Brasil, por R$ 29.900, e se destaca pelo design irreverente, inspirado no urso Panda (animal típico da China) dos faróis redondos às lanternas traseiras, que se parecem com pegadas do bicho. Como todo chinês, ele traz um pacote generoso de equipamentos e um motor 1.0 de três cilindros, que rende 68 cv.
A Geely ainda exibe uma versão aventureira urbana do carrinho, o GX2, e o SUV compacto EX7, ambos sem previsão de chegar ao país. Certas mesmo são as vindas em 2015 do EC7 RV (hatch) e da sedã EC7 com transmissão CVT, além GC2 flexfuel, previsto para 2016.
A Chery expõe inúmeras novidades e com status de ser a primeira montadora da China com fábrica no Brasil. Instalada em Jacareí (SP), a unidade produzirá inicialmente o Celer (hatch e sedã) e o New QQ, que estão na mostra paulista em suas novas gerações. Ambos estreiam em 2015, sendo que o Celer nacional estará nas lojas a partir de janeiro, enquanto que o QQ continua importado até ganhar cidadania brasileira no segundo semestre. A Chery também revela o sedã Arrizo 7 e a quinta geração do Tiggo, que desembarcam por aqui até 2016.
A JAC Motors levou para o Anhembi quatro lançamentos: o SUV médio-compacto T6, o novo J5 e o J2 e J6 Jet Flex. Há ainda o SUV compacto T5, novidade para meados de 2015. O destaque é o T6, que estreia neste mês no mercado, ao preço de R$ 69.990. Ele possui motor 2.0 Jet Flex, de até 160 cv. E, por fim, a Lifan tem como atrações o crossover x50 e o sedã premium 820 este traz motor 2.4,de 160 cv, com transmissão automática de seis velocidades e deve estrear no Brasil no ano que vem.
O jornalista viajou a convite da Anfavea
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast