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Anúncio das vendas do Model 3 mais acessível foi feito nesta quinta-feira (28). | Saul LoebAFP
Anúncio das vendas do Model 3 mais acessível foi feito nesta quinta-feira (28).| Foto: Saul LoebAFP

A Tesla finalmente anunciou o lançamento do aguardado Model 3, que custa a partir de US$ 35 mil (cerca de R$ 130 mil). É o carro elétrico que os motoristas convencionais podem finalmente pagar e que pode ajudar a fabricante a estacionar também na garagem da classe média norte-americana.

No ano passado, o Model 3 foi o elétrico mais vendido no mundo, com R$ 146 mil unidades emplacadas.

A versão ‘básica’ do carro terá autonomia de 355 km, uma velocidade máxima de 210 km/h e acelerará de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.

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A configuração do Model 3 mais barata até então custava US$ 42,9 (R$ 160,4 mil). A diferença significativa de US$ 7,9 mil (R$ 30 mil) se traduz em maior autonomia (eram 525 km) e aceleração mais rápida (de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos). 

Elon Musk também anunciou novidades no formato de venda dos seus carros. "Agora você pode comprar um Tesla na América do Norte através do seu telefone em cerca de 1 minuto, e essa capacidade em breve será estendida em todo o mundo", disse a companhia no anúncio.

"Ainda teremos lojas, mas elas serão convertidas em galerias e centros de informação", disse Musk. 

Ao mudar as vendas para online, o executivo afirmou que a Tesla vai fechar algumas concessionárias e demitir funcionários, o que permite economizar dinheiro e reduzir o preço do carro. "Não há como evitar isso. Eu gostaria que houvesse outro jeito", justificou.

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A empresa anunciou em janeiro que planejava cortar 7% de sua força de trabalho à medida que aumentasse sua produção do Model 3. Além disso, Musk disse que levará pelo menos mais dois ou três anos antes que a Tesla possa produzir um carro mais barato.

Os clientes agora poderão fazer o test drive no veículo antes de comprar e terão o direito de devolver o  produto com reembolso integral se fizerem isso em até sete dias ou antes do carro atingir 1,6 mil km rodados.

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A Tesla vem prometendo a versão mais acessível desde que revelou o seu sedã de tamanho médio em 2016, à época também por US$ 35 mil. Mas uma longa série de atrasos significava que os motoristas só poderiam obter o carro a um custo maior.

O preço prometido originalmente ajudou a tornar Tesla um nome familiar: depois que Musk apresentou o carro há três anos, mais de 400 mil compradores pagaram para colocar seu nome em uma lista de reservas.

No entanto, ele decidiu priorizar a produção de configurações mais caras do carro para manter as margens de lucro altas.

Musk defendeu a decisão afirmando que fazer opções mais baratas não seria lucrativo e poderia levar Tesla à "morte". O CEO da empresa, porém, afirmou que não espera que a Tesla se torne uma empresa lucrativa já neste trimestre, o que levou as ações a caírem mais de 4% no mercado de futuro em Nova York.

Em 2006, quando sua empresa era conhecida apenas por seu esportivo de luxo Roadster, Musk disse que fabricar carros de família a preço acessível era o ‘plano secreto' da Tesla para gerar lucro e eliminar o mundo dos combustíveis fósseis.

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Em julho de 2018, a empresa anunciou que havia alcançado a meta de fabricar 5 mil sedãs Model 3 por semana, mas os únicos oferecidos para venda estavam a preços de carros de luxo.

Mesmo antes da versão mais acessível, o Model 3 já é um enorme sucesso de vendas. Em 2018, foram nada menos que 145.610 unidades vendidas nos EUA - no Brasil, estes números dariam ao carro de Elon Musk a segunda posição no ranking de vendas, atrás apenas do Chevrolet Onix

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NOVO 208 VIRA UM ‘MINI-3008’ A Peugeot revelou a nova geração do 208, que será uma das estrelas do Salão de Genebra, na Suíça, entre 7 e 17 de março. Segundo a Peugeot do Brasil, por enquanto não há previsão de a novidade chegar ao nosso mercado.O atual modelo continuará em produção na fábrica de Porto Real (RJ). Há rumores, porém, de que a segunda geração do hatch compacto estrearia por aqui até 2021, importado da Argentina, informação não confirmada pelo montadora. O carro está mais esportivo, com detalhes que remetem ao utilitário 3008. É o caso das lanternas em led com a assinatura das ‘garras do leão’. O recurso felino também é visto nos faróis, que ganharam um prolongamento com a luz diurna em posição vertical no para-choque. O interior estilo i-cockpit incorpora outros elementos do 3008, como o quadro de instrumentos 100% digital; a alavanca de câmbio em formato futurista; e os comandos do carro acionados por teclas, e não por botões. A gama de motores na Europa contará com o 1.2 PureTech, de três cilindros, nas versões 75 cv, 110 cv e 130 cv, com opções do câmbio manual de 5 marchas e o automático de 6 e 8 velocidades. No Brasil ele utiliza atualmente o 1.2, de 90 cv, além do 1.6, de 122 cv. #peugeot208 #novageracao208 #hatch #peugeot3008 #peugeotbrasil #carros #automoveis #gazetadopovo #instacar #cargram

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