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O conjunto óptico é o mesmo que equipa as versões da Tiger de 800cc | Divulgação/ Infomoto
O conjunto óptico é o mesmo que equipa as versões da Tiger de 800cc| Foto: Divulgação/ Infomoto

Opcionais

Máquina está repleta de tecnologia

Em termos de eletrônica, a Tiger Explorer luta em pé de igualdade com os outros modelos desse segmento. Além do ABS já mencionado, controle de tração, piloto automático e acelerador eletrônico (ride by wire) também são itens de série. Enquanto aquecedores de manoplas e assento (piloto e garupa), faróis de neblina, malas laterais e top box, com capacidade para 30 e 35 litros, respectivamente, fazem parte do pacote de opcionais oferecidos pela Triumph.

O painel da big trail inglesa é bem completo. Mesclado com o conta-giros analógico, o display de LCD traz uma série de informações importantes ao piloto que vão da mais básica até as mais complexas. Os dados gerenciados pelo computador de bordo incluem nível de combustível, velocidade e temperatura do motor e até o monitoramento eletrônico da pressão dos pneus – item oferecido como opcional. Tudo controlado por botões e alavancas instalados nos punhos.

Para manter tudo funcionando, a aventureira conta com um gerador de 950 watts de série. Além dele, a moto ainda oferece como opcional um top Box, sistema de suprimento de energia integrado, que carrega enquanto ela está em movimento. O painel desta Triumph ainda tem uma fonte de força ao lado da ignição, que pode facilmente alimentar um aparelho de GPS, por exemplo.

  • A Explorer supera terrenos acidentados sem dificuldades
  • No asfalto, a moto oferece boa autonomia para longas viagens
  • O modelo foi um dos principais destaques do Salão de Milão

O membro mais forte da família. É com essa responsabilidade que chega a Tiger Explorer, nova trail de alta cilindrada da Triumph. Apresen­­tada no último Salão de Motos de Milão , é a aposta da marca inglesa no segmento das motos aventureiras e poderá ganhar as ruas do Brasil antes do que se espera. No início do mês a Triumph anunciou em seu site oficial que voltará a ter operações no Brasil em 2012. Caso venha realmente para cá, a Explorer terá que encarar modelos como a BMW R 1200 GS e a Ya­­maha XTZ 1200Z Super Ténéré.

O motor forte de 1200 cm³ e os diversos itens de eletrônica embarcada sugerem uma moto robusta, que pode ser a melhor opção para pegar quilômetros de estrada no caso de uma viagem longa, mas também não se intimida na hora de enfrentar terra, cascalho ou qualquer outro obstáculo que apareça pelo caminho.

Montada sobre um quadro de treliça, uma das marcas registradas das motos italianas, a Tiger Explorer apresenta os traços da sua família, caracterizados pelos faróis divididos em dois conjuntos ópticos. Mesmo sendo uma moto de proposta dupla – deslocamentos por asfalto e por estradas de terra — a Explorer se parece muito com a versão off-road de sua irmã caçula.

O curto pá­­ra-brisa co­­lo­­cado logo acima dos faróis, o tanque alongado com carenagem lateral discreta e o "bico" acima da roda dianteira fazem dela uma gêmea quase idêntica da Tiger 800 XC.

Torque à vontade

Se esteticamente a Ti­­ger Explorer não apresenta diferenças gritantes da versão de 800cc, tudo muda ao falarmos do motor. O propulsor tricilíndrico de 1215 cm³, DOHC (duplo comando no cabeçote) e refrigeração líquida, gera 137 cv de potência a 9.300 rpm, enquanto seu torque máximo é de 12,3 kgfm a 6.400 rpm. Força mais do que suficiente para mover os quase 260 kg de peso seco da exploradora inglesa e seu piloto em todo tipo de terreno.

Também temos diferenças na ciclística. Embora os elementos de moto fora de estrada sejam mais evidentes, a Tiger Explorer incorpora algumas características marcantes de uma touring, como a roda traseira segura por um monobraço e a transmissão final feita por eixo-cardã.

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