O mexicano Nissan Tiida, que foi lançado no Brasil em julho de 2007, ganhou tecnologia bicombustível. A partir de agora, o motor 1.8 Flex, de 16 válvulas (o mesmo utilizado na minivan Livina), é capaz de rodar com álcool e gasolina. As versões de acabamento são as mesmas (S e SL), ambas com opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.
No visual, a única novidade do hatch é o logotipo com a inscrição "Flex Fuel", aplicado à tampa traseira. Agora, o carro também traz mais equipamentos de série e garantia ampliada para três anos. Os preços ficam entre R$ 51.190 e R$ 62.590. O Tiida, em sua versão 2009, passa a oferecer sistema de travamento automático das portas quando o modelo entra em movimento, CD player com função MP3 e auxiliar e um novo computador de bordo (com dois hodômetros parciais, indicador do consumo médio de combustível, indicador da velocidade média em cada percurso, autonomia em tempo real e relógio) para todas as versões.
Na versão SL, top de linha, o hatch traz ainda controlador de velocidade integrado ao volante, como no sedã Sentra. Todas as versões à venda no Brasil são equipadas com air bag duplo frontal. As opções SL trazem ainda ABS integrado ao EBD (controle eletrônico de frenagem) e ao BAS (assistente de frenagem).
Com a motorização flex, o hatch está ligeiramente mais potente: são 125 cavalos de potência, quando abastecido com gasolina (apenas um cv a mais que o modelo anterior), e 126 cv com álcool. Dados da Nissan indicam que o Tiida roda 11,7 km/l com gasolina quando equipado com transmissão manual, número que sobe para 16 km/l na estrada. Na versão automática, os resultados são 11,4 km/l e 17,1 km/l. Com álcool, os dados de consumo ficam respectivamente em 7 km/l e 9,6 km/l com transmissão manual e em 6,9 km/l e 10,3 km/l na versão automática.
Em relação ao desempenho, o Tiida 2009 supera a versão anterior. Com álcool, o modelo com câmbio manual atinge 195 km/h de velocidade máxima e leva 9,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h com gasolina, esses números ficam em 9,7 segundos e 194 km/h. A versão com câmbio automático acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chega aos 178 km/h de velocidade máxima. Quando abastecido com gasolina, os resultados mudam para 11,1 segundos e 177 km/h.
Motor passa por várias mudanças
Para se tornar bicombustível, o motor 1.8 litro passou por diversas modificações como válvulas de admissão e exaustão feitas com novos materiais, substituição do ferro fundido por aço no primeiro anel dos pistões, que também foram redesenhados; bielas mais resistentes e novos bicos injetores. Como na minivan Livina, o Tiida traz um reservatório de partida a frio entre o capô e o para-brisa para facilitar o acionamento do motor em épocas de baixas temperaturas. Com capacidade de meio litro, a gasolina armazenada nesse reservatório é injetada no motor sempre que a temperatura externa está abaixo de 18°C.
Com as novidades, a marca espera vender 350 unidades mensais. Em 2008, o Tiida teve 3.280 unidades vendidas. Já em 2009, os três primeiros meses do ano registraram o total 1.526 unidades comercializadas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast