• Carregando...
Com a primeira marcha engatada, o motorista deve manter uma aceleração constante durante a travessia | Fotos: Arquivo/ Gazeta do Povo
Com a primeira marcha engatada, o motorista deve manter uma aceleração constante durante a travessia| Foto: Fotos: Arquivo/ Gazeta do Povo

Saiba Mais

Confira as principais dicas para atravessar um trecho alagado:

1 – Engate a primeira marcha e só mude quando passar pelo alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, a água pode entrar pelo escapamento e o motor apagar.

2 – Mantenha o carro acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita que a água entre.

3 – Se o escapamento estiver submerso e com um ruído diferente, como de bolhas, não acelere.

4 – Caso tenha que parar o carro, mantenha o pé na embreagem, coloque em ponto morto e pise nos freios com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entrará no motor.

  • A travessia deve ser feita somente se o nível da água estiver abaixo da metade da roda

Durante esta época do ano em que as chuvas fortes são comuns, não é difícil ficar preso em congestionamentos devido aos pontos de alagamentos que surgem nos grandes centros urbanos ou até mesmo em rodovias. Nestas circunstâncias, vários motoristas se arriscam a passar por estes locais inundados provocando sérios da­­nos nos veículos ou até mesmo a sua perda total.

Segundo os consultores técnico da rede Oficina Brasil, antes de tentar atravessar um trecho com muita água, o motorista deve verificar as condições do local e a distância a ser vencida. E só cruzar o ponto de alagamento se o nível da água estiver abaixo da metade da roda. E mesmo assim com muita cautela e jamais se aventurar logo atrás de um outro carro. Porque caso o mo­­tor deste veículo apague, o carro ficará preso no alagamento sem ter condições de ser manobrado.

Outra dica bastante importante dos técnicos é que o motorista atravesse os trechos alagados somente em primeira marcha e mantenha uma aceleração constante, sem tirar o pé do acelerador, para a água não entrar no sistema de escapamento. A travessia também deve ser feita em baixa velocidade, porque há o risco da água ser lançada para dentro do cofre e gerar uma pane no sistema elétrico, fazendo o motor morrer. O maior risco, no entanto, é que o bocal do filtro de ar possa sugar essa água para dentro dos cilindros e provocar um calço hidráulico, travando os pistões e danificando por completo o motor.

Caso o carro tenha sido danificado pela água, o motor irá perdendo a potência até se apagar por completo e com o risco de não ligar mais. Não restando outra alternativa a não ser remover o carro para uma oficina e torcer que os prejuízos não sejam grandes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]