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O Salão de Tóquio (Japão), aberto na última sexta-feira e que vai até o dia 6 de novembro, é palco de apresentação de vários modelos – lançamentos e conceitos – com linhas curiosas, design arrojado e alta tecnologia. E não são apenas as marcas japonesas que estão chamando a atenção dos visitantes. Montadoras norte-americanas e européias também estão aproveitando a mostra de Tóquio para expor várias novidades que chegarão em breve ao mercado mundial ou que, no mínimo, antecipam futuros veículos.

O protótipo Shooting Brake é a principal atração do estande da Audi. Trata-se de um esportivo que parece ser uma "antevisão" da futura geração do TT. A frente é típica dos Audis recentes, com uma enorme grade que chega à base do pára-choques. Nas laterais, o vinco que liga os topos dos pára-lamas faz a ligação com o atual TT. Faróis e lanternas usam LEDs. Sob o capô, um motor 3.2 V6 de 250 cv. Além do protótipo, a Audi apresenta o S8, versão esportiva do sedã top de linha com motor 5.2 V10 FSI de 450 cv.

Depois de seis anos de desenvolvimento, a Bugatti – que faz parte do grupo Volkswagen – vai expor a versão final do superesportivo Veyron, que tem preço sugerido de 1 milhão de euros e traz carroceria em fibra de carbono. Sob o capô, está um motor biturbo de 16 cilindros de 1.001 cv. Em maio último, durante testes, o modelo atingiu velocidade máxima de 396 km/h, conquistando assim a posição de veículo mais rápido do mundo.

Outra atração, mas agora da própria Volkswagen, é o protótipo EcoRacer, capaz de alcançar 230 km/h de velocidade máxima e fazer uma média de consumo de 29,4 km/l. Mistura de cupê (com teto rígido fechado), targa (com a remoção de painéis do teto sobre os bancos) e speedster (sem a capota, a parte traseira e com um pára-brisa reduzido), o veículo traz carroceria de plástico e de fibra de carbono, bem como um motor central de turbodiesel de 1.5 de 136 cv.

A DaimlerChrysler, por outro lado, expõe o Mercedes-Benz F600 Hygenius, protótipo equipado com célula de combustível, que utiliza hidrogênio e nitrogênio para gerar energia elétrica, em um processo cujo nível de emissões é zero. A motorização rende 115 cv e, de acordo com informações da marca, a célula de combustível do protótipo é 40% mais compacta do que a de seu predecessor, graças ao turbocharger elétrico. Além da célula de combustível, o conceito traz muita tecnologia embarcada, como câmeras integradas aos espelhos retrovisores externos e à traseira do veículo.

A Ford tem como atração em Tóquio o protótipo Equator, um utilitário esportivo que, segundo o fabricante, antecipa as tendências da marca no mercado de jipões. O modelo é equipado com um motor V6 de 3.0 litros e com sistema de tração integral inteligente.

Já a Ferrari está presente com o conceito GG50, concebido pela Italdesign, de Giorgetto Giugiaro. O estilista italiano desenhou o modelo para celebrar seus 50 anos de atividades na indústria automobilística. Na realidade, o protótipo está sendo exibido no estande do fabricante de pneus Bridgestone. Baseado no Ferrari 612 Scaglietti, o GG50 traz características exclusivas. Além de ser 9 cm maior, o esportivo ganhou uma nova grade do radiador e linhas mais proeminentes e arredondadas, bem como um teto com tampa de vidro. No interior, a principal modificação está no tanque de combustível, que foi deslocado de trás do assento traseiro para baixo do assoalho do porta-malas.

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