Enquanto Chevrolet Onix (12.426 unidades), no primeiro mês da versão reestilizada, e Hyundai HB20 (10.265) nadam de braçadas na liderança do ranking de vendas no Brasil, a disputa entre os modelos que vêm logo atrás está acirrada mês a mês.
O Ka (7.045) repetiu o terceiro no lugar de julho e fez a Ford recuperar a quarta posição na briga das marcas. Já o Sandero (6.660) volta a figurar entre os cinco carros mais emplacados do país ( em junho foi o terceiro, mas em julho havia caído para oitavo).
Outros dois modelos merecem destaque. O fenômeno Fiat Toro (4.291) continua atropelando os rivais de caçamba e ocupa o segundo posto de vendas no segmento, atrás apenas da irmã menor Strada (6.009). Atualmente, emplaca três vezes mais que o Renault Oroch (1.271), seu rival de estilo.
O Mobi (3.840), mesmo timidamente, começa a render frutos à Fiat. O subcompacto fechou agosto na 15.ª posição, bem à frente do seu concorrente direto, Volkswagen up! (3.002), que ficou na 20.ª.
O desempenho da dupla fez a marca italiana sediada em Betim (MG) encostar na líder General Motors em participação de mercado - 17,3% (30.735 unidades) contra 16,6% (29.568).
Corolla recua
O Toyota Corolla (6.030), por sua vez, chegou a assumir o terceiro posto na primeira quinzena de agosto, mas perdeu fôlego e encerrou o mês na 6.ª colocação (em julho era o quinto).
Venda de veículos tem a quarta alta seguida
Leia a matéria completaOutro que teve uma queda, porém mais significativa, foi o Volkswagen Gol, que viu encolher 25% nas vendas em relação ao mês anterior, caindo cinco posições no ranking geral, terminando apenas na 9.ª colocação.
Na briga dos SUVs compactos, novamente o Honda HR-V (4.906) leva a melhor sobre o Jeep Renegade (4.483). As promoções que a Ford tem feito para o EcoSport (3.072) refletiram no sucesso sobre o Renault Duster (2.131) na disputa pelo terceiro lugar.
O Nissan Kicks (1.970) também que surfar nesta onda do utilitários compactos e mesmo só vendendo a versão topo de linha SL - na faixa de R$ 90 mil - já aparece em quinto no segmento em seu primeiro mês de vendas, deixando para trás o Peugeot 2008 (1.123).
Picapes
Entre as picapes médias, a Chevrolet S10 (2.769) volta a ameaçar a Toyota Hilux (2.876) pela liderança após a a chegada da nova geração em maio. A Volkswagen Amarok (492) que despencou, sendo superada pela Ford Ranger (1.511) e Mitsubishi L200 (868).
Top 20
Emplacamentos em agosto e no acumulado do ano:
Modelo | Agosto | 2016 |
1º GM Onix | 12.422 | 92.566 |
2º Hyundai HB20 | 10.263 | 75.879 |
3º Ford Ka | 7.043 | 48.755 |
4º Fiat Palio | 6.751 | 44.733 |
5º Renault Sandero | 6.657 | 38.771 |
6º Toyota Corolla | 6.030 | 43.840 |
7º Fiat Strada | 6.009 | 40.845 |
8º GM Prisma | 5.848 | 42.944 |
9º Honda HR-V | 4.906 | 40.122 |
10º VVW Gol | 4.525 | 40.834 |
11º Jeep Renegade | 4.483 | 34.917 |
12º Fiat Toro | 4.291 | 24.347 |
13º Toyota Etios | 4.094 | 25.142 |
14º Hyundai HB20S | 3.857 | 30.638 |
15º Fiat Mobi | 3.840 | 13.826 |
16º VW Saveiro | 3.838 | 27.043 |
17º VW Fox/CrosFox | 3.212 | 33.798 |
18º Ford Ecosport | 3.072 | 17.999 |
19º VW up! | 3.003 | 26.707 |
20º Toyota Hilux | 2.876 | 22.519 |
Fonte: Fenabrave |
Ranking por marcas
Emplacamentos em agosto:
Montadora | Unidades | Part % |
1º Chevrolet | 30.735 | 17,3 |
2º Fiat | 29.568 | 16,6 |
3º Volkswagen | 18.665 | 10,5 |
4º Ford | 17.454 | 9,8 |
5º Toyota | 17.219 | 9,7 |
6º Hyundai | 16.975 | 9,5 |
7º Renault | 14.016 | 7,9 |
8º Honda | 9.145 | 5,1 |
9º Nissan | 6.291 | 3,5 |
10º Jeep | 4.520 | 2,5 |
11º Mitsubishi | 2.283 | 1,3 |
12º Peugeot | 2.220 | 1,3 |
13º Citroën | 1.993 | 1,1 |
14º BMW | 1.216 | 0,7 |
15º Mercedes-Benz | 1.072 | 0,6 |
16º Audi | 1.010 | 0,6 |
17º Kia | 854 | 0,5 |
18º Land Rover | 540 | 0,3 |
19º Volvo | 310 | 0,2 |
20º Suzuki | 294 | 0,2 |
Fonte: Fenabrave |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião