Saiba Mais
Em termos de preço, o Volvo XC 90 é o concorrente direto do Touareg no Brasil. Custa entre R$ 227 mil (turbo) e R$ 276 mil (V8).
O propulsor V10 a diesel não está homologado para ser vendido no Brasil.
O torque (força) deste motor é de 76,5 kgfm a 2.000 rpm. Suficiente para puxar um Boeing-747, como a Volkswagen explora em publicidade na Europa.
O Touareg conta com três motores a gasolina e outros três a diesel, estes também com injeção direta.
Os bancos do modelo estão oito quilos mais leves e a ergonomia foi aperfeiçoada.
Seu sistema de som é da dinamarquesa Dynaudio.
Tunis (Tunísia) A Volkswagen fez no Salão de Paris de 2006 a primeira apresentação mundial de sua nova geração do Touareg. Sua dianteira foi integralmente redesenhada. Assim como o resto da família, o utilitário esportivo ganhou faróis com base irregular e novos pára-choque e grade . Na traseira, o desenho foi mantido e as lanternas ficaram mais escuras.
Para mostrar as suas alterações tecnológicas, a Volkswagen promoveu nos arredores de Tunis um test-drive mesclando trechos de asfalto, terra e areia. Um destes novos sistemas mais utilizados ao longo do trajeto foi o ABSplus. Desenvolvido e patenteado pela marca alemã, este sistema reduz a distância de frenagem do Touareg em até 20% em pisos de pouca aderência. Os freios antitravamento são dotados de um sistema que "empurra" o material da estrada, como cascalho ou areia, para a frente das rodas temporariamente travadas, criando uma espécie de barreira e diminuindo a distância da frenagem.
Mais tecnologia
Outro sistema pioneiro num produto da marca é o assistente de mudança de faixa (Side Scan). Ele monitora as áreas ao lado e atrás do Touareg e uma luz de alerta embutida nos retrovisores externos avisa quando há risco de colisão ao mudar de faixa. O Touareg é ainda dotado de um sistema Sensor Anti-Rolagem que percebe se haverá risco de capotamento, prendendo automaticamente os cintos com mais força nos ocupantes e deixando os air-bags laterais e de cabeça em "alerta".
Outra novidade bastante prática e copiada do Audi Q7, com quem o Touareg divide a linha de montagem, é uma câmera instalada acima da placa traseira que ajuda o motorista nas manobras de estacionamento. Os grandes retrovisores também carregam a função de indicarem se, durante as ultrapassagens, há algum carro ao seu lado, evitando o ponto cego. No painel, o visor multifuncional com um layout claro exibe pictogramas de navegação em 3D. Uma bússola também foi acrescida ao painel, que está maior e apresenta um velocímetro digital, além do analógico.
Motores
O motor do Touareg é o mesmo do Audi Q7. Com injeção direta de combustível, o propulsor V8 (oito cilindros em "V") gera agora 350 cavalos de potência, antes eram 310 cv. No V6, são 280 cv. Com este motor, o carro irá custar US$ 103 mil (R$ 227 mil) no Brasil. A marca ainda estuda a importação sob encomenda do W 12 de 450 cv.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast