Primeira montadora no mundo a produzir um carro híbrido, a Toyota também quer ser a marca responsável por difundir a cultura dos veículos ‘verdes’ na América Latina. E o avanço dessa tecnologia em mercados que, somados, representam menos de 1% dos híbridos vendidos no planeta passa necessariamente pelo Prius, modelo pioneiro no segmento.
A marca japonesa lança no Brasil a quarta geração do hatchback, que misturou no visual o estilo fastback com o de sedã e estará nas lojas a partir desta quarta-feira (8) ao preço de R$ 119.990. “Por tudo o que ele traz, o valor deveria custar no mínimo R$ 135 mil”, disse Miguel Fonseca, vice-presidente da Toyota do Brasil, durante a apresentação do carro à imprensa.
O valor é praticamente o mesmo cobrado por aqui pelo antigo. Manter a tabela próxima a anterior é o primeiro passo da montadora para tentar mostrar às pessoas que não se trata somente de mais um automóvel importado. Mas, de uma tendência automotiva que hoje representa 20% dos veículos emplacados no Japão e que está cada vez mais acessível.
“Não se trata de lançar o Prius, mas introduzir a tecnologia híbrida na sociedade brasileira. O preço em conjunto com a modernidade e a tecnologia do carro abrem as portas para este conceito no país”.
Menos força, mais economia
Visualmente, a novidade buscou inspiração no Mirai, o carro a hidrogênio da Toyota, especialmente no conjunto óptico e e nos traços triangulares espalhados por toda a carroceria.
A traseira é o ponto de ousadia do carro, como ocorre no antecessor. As lanternas estilo bumerangue têm a companhia de uma espécie de aerofólio que se integra com os vincos laterais.
O sedã tem como premissa oferecer uma condução ecologicamente correta. Para tanto, o motor 1.8 VVT-i de ciclo Atkinson a gasolina foi recalibrado para entregar um pouco menos de força (98 cv a 5.600 rpm e 14,2 kgfm a 3.600 rpm) e mais eficiência energética.
Ele conta com a ajuda do propulsor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Combinado, o conjunto motriz rende 123 cv e chega a consumir até 20% menos combustível que a geração anterior.
Atualmente, o Prius é o modelo mais bem avaliado pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, com médias de 18,9/17 km/l (cidade/estrada) - o anterior fazia 15,2/ 14,3 km/l. O melhor desempenho na cidade se explica pelo fato de o carro rodar mais tempo em baixa velocidade, utilizando o motor elétrico em boa parte do trajeto. Durante o test drive pela ruas de Brasília, o computador de bordo acusou facilmente os 20 km/l.
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O trem de força é administrado pela transmissão automática do tipo CVT (continuamente variável). Foram mantidos a manopla do câmbio em formato de controle de videogame e os freios regenerativos, que recarregam a bateria durante as frenagens. Segundo a Toyota, o novo Prius faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
Silêncio a bordo
O que mais chama a atenção do Prius é o conforto ao dirigir. Ao sair da inércia, o modo elétrico mantém o silêncio na cabine e o veículo ganha rapidamente velocidade pelo toque mais forte em baixa rotação. Mesmo quando o motor a gasolina entra em operação, o ruído é discreto. A experiência ao volante é diferenciada. Sem barulho do propulsor, a conversa dentro carro flui melhor e é possível apreciar com maior qualidade a música no sistema de som da JBL.
Conforto
O interior foi redesenhado e o quadro de instrumentos todo digital se mantém ao centro do painel. Ele tem a companhia de uma tela com multifunções de 4,2” e suas diversas funções de apoio à condução, como o modo Eco Wallet, que exibe o tempo de uso em modo 100% elétrico e quanto foi poupado de combustível com ajuda da bateria.
Entre as novidades no pacote de equipamentos estão o carregador sem fio para smartphones, o sistema multimídia com tela LCD de 7 polegadas com bluetooth, navegação, TV digital, DVD player, câmera de ré, além dos sistema de som da JBL.
Para o conforto do ocupantes o ar-condicionados agora é de duas zonas com a tecnologia S-Flow, que controla o fluxo de ar diretamente para os bancos dos passageiros, e os bancos dianteiros trazem o sistema elétrico de aquecimento.
Todo o conjunto óptico vem com iluminação em led, inclusive os faróis de neblina (dianteiro e traseiro).
783 unidades
É o total de Prius vendido no Brasil desde o lançamento por aqui em 2013. O número é bem tímido comparado ao volume emplacado pelo mundo. Foram 5,7 milhões de unidades em 90 países ao longo de 20 anos de existência do carro (a primeira geração estreou em 1997).
Plataforma
O Prius IV utiliza a plataforma TNGA, compartilhada com o utilitário compacto C-HR, que chegará ao Brasil em 2017, e pela próxima geração do Corolla, ainda sem data prevista de estreia.
O uso de laser nos pontos de solda e o aumento de 3% para 19% no índice de aço de alta resistência na composição deixaram o híbrido como uma carroceria 60% mais rígida e um coeficiente aerodinâmico melhor.
O carro ficou maior no comprimento (cresceu 6 cm, passando para 4,54 m) e na largura (aumentou 1,5 cm, pulando para 1,76 m) e teve o porta-malas ampliado de 446 para 502 litros.
O novo Prius chega com sete opções de cores: duas tonalidades de branco, preto prata, cinza, azul e um inédito vermelho. São três anos de garantia e plano de revisão de seis anos, variando de R$ 219,88 na manutenção de 10 mil km a R$ 999,48 na de 60 mil km.
O que ele traz
Confira os itens de série da única versão disponível:
Prius Hybrid 1.8
R$ 119.990
Traz de série sete airbags; rodas de liga aro 15 com pneus de baixa resistência ao rolamento; destravamento das portas por sensor de proximidade da chave; alarme; controle de estabilidade e tração; faróis, faróis de neblina e lanternas em led; head-up display; ar-condicionado digital de duas zonas; partida do motor por botão; bancos em couro sintético e do motorista com regulagem elétrica de altura, profundidade, lombar e aquecimento; vidros elétricos com função antiesmagamento; volante multifuncional em couro e com ajuste de altura e profundidade; retrovisores externos eletricamente rebatíveis; e retrovisores internos antiofuscantes.
Há ainda sistema multimídia com tela tátil de 7 polegadas, com CD/Bluetooth/USB, navegador GPS, TV digital e câmera de ré; carregador sem fio (por indução) de celulares; controle de cruzeiro; sensor de chuva; alerta de faróis e uso do cinto nos assentos dianteiros; e travas de segurança nas portas traseiras para crianças.
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