![Toyota começa a receber encomendas de carro híbrido plug-in A Toyota anuncia oPrius PHV, promovendo o veículo como o verde mais prático do mundo | Reuters](https://media.gazetadopovo.com.br/2011/11/89a06be64ce7349feb509d0aa89f654a-gpLarge.jpg)
A Toyota começará a receber encomendas de seu primeiro carro híbrido plug-in, o Prius PHV, nesta terça-feira no Japão, promovendo o veículo como o veículo verde mais prático do mundo.
Ao anunciar a produção antes do Salão do Automóvel de Tóquio nesta semana, a Toyota disse que o Prius PHV recarregável custará a partir de 3,2 milhões de ienes (41 mil dólares) no Japão, mais do que havia previsto há dois anos, porém menos do que o carro elétrico Leaf, que a Nissan vende por 3,76 milhões de ienes antes de subsídios.
Com os incentivos do governo japonês, o Prius PHV custará 2,75 milhões de ienes, disse a Toyota.
O novo modelo acrescenta uma função externa de carregamento e mais baterias ao Prius para dar mais autonomia só com eletricidade. O carro tem baterias de íon-lítio que podem ser carregadas em 90 minutos a 200 volts. As baterias serão fabricadas em joint-venture com a Panasonic.
A Toyota planeja vender 60 mil unidades do Prius PHV por ano mundialmente, sendo entre 35 mil e 40 mil delas no Japão, onde as entregas começarão em 30 de janeiro.
O carro será vendido na próxima primavera nos Estados Unidos a partir de 32 mil dólares e a partir do verão na Europa, por 37 mil euros na Alemanha. Os preços vão variar de um mercado para outro, avisou a companhia.
Como também podem andar com gasolina, os híbridos plug-in eliminam a limitação de alcance dos modelos totalmente elétricos. O Leaf da Nissan tem um alcance de 160 quilômetros, que cai significativamente quando o ar condicionado está ligado.
A Toyota disse que o Prius PHV pode fazer 26,4 quilômetros usando só o motor elétrico, fazendo pequenos percursos com emissão zero. Com a bateria totalmente carregada e o tanque de gasolina cheio, o carro pode teoricamente viajar mais de 1.000 quilômetros sem precisar reabastecer. Com energia elétrica e modo híbrido combinados, o carro faz 61 quilômetros por litro.
Para testar a viabilidade do veículo, a Toyota alugou mais de 600 Prius PHVs desde o ano passado, principalmente a governos e empresas no Japão, EUA e Europa.
O vice-presidente-executivo da Toyota, Takeshi Uchiyamada disse que uma dona de casa que testou o carro em Toyota City durante três meses percorreu 249 quilômetros com um litro de gasolina. Ela usou o veículo principalmente em percursos curtos, recarregando a bateria do automóvel toda a vez que retornava para casa.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião