Hotsite
Já está no ar o hotsite do Toyota Etios (www.toyota.com.br/projetoetios), no qual o consumidor poderá se cadastrar e obter diversas informações sobre o produto e manifestar o desejo de receber outras novidades sobre o mais recente lançamento da Toyota. A marca também já começou a enviar malas-diretas a potenciais consumidores do seu novo carro compacto.
A Toyota apresentou no Japão o Etios, o seu compacto para o mercado brasileiro. O carro será produzido na nova fábrica da marca em Sorocaba (SP) e começa a ser vendido em setembro nas versões hatch e sedã. Com pequenas diferenças no visual e no acabamento, o mesmo modelo já é fabricado na Índia e comercializado com o nome de Etios Liva. A capacidade produtiva da nova planta da marca japonesa é de 70 mil carros por ano.
A estratégia da Toyota é concorrer com modelos como Volkswagen Gol e Fiat Palio, além dos sedãs compactos VW Voyage e Renault Logan, oferecendo modelos na faixa de R$ 30 mil a R$ 55 mil. O Etios terá duas opções de motores: além do novo 1.3 16V flex, haverá o 1.5 16V, também bicombustível mas apenas o hatch contará com as duas opções; o sedã carregará apenas o bloco 1.5.
Inicialmente os propulsores serão importados do Japão e posteriormente poderão ser fabricados no Brasil. A Toyota não forneceu maiores detalhes sobre os motores, adiantando apenas que serão os mais econômicos do mercado. "Trabalhamos para reduzir o peso do veículo e a resistência aerodinâmica ao limite, para realizar o consumo de combustível com a classe de motores 1.0", disse o engenheiro Isami Nishimura, responsável pelo projeto do Etios. O câmbio, por enquanto, é apenas manual de cinco marchas.
Além do Etios, a Toyota pretende lançar, até 2015, oito modelos compactos voltados para as nações emergentes, inlcuindo as da América do Sul. "Dentro do projeto de crescimento da Toyota, vemos o Brasil como um país de fundamental importância", disse Yukitoshi Funo, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation. O plano da marca é igualar seu faturamento nos países desenvolvidos e emergentes atualmente a Toyota tem 55% de faturamento nos países mais ricos e 45% nos países em desenvolvimento.
Dimensões
O Etios hatch mede 3,78 metros de comprimento e 2,46 m de entre-eixos, enquanto o sedã tem 4,26 m e 2,55 m, respectivamente. A largura de 1,69 m é a mesma para as duas versões. O desenho do carro é enxuto já que não apresenta linhas excessivas. A Toyota optou por não revelar agora como será a gama do Etios. Porém, o carro deverá oferecer pelo menos duas versões de acabamento para cada carroceria. Freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força), além de airbags, serão de série em todas elas.
Com design simples, as duas versões usam uma grade frontal em formato de "U" e os conjuntos ópticos são uniformes. A plataforma hatch, que deverá ser a mais vendida, transmite mais modernidade, principalmente na traseira devido a um spoiler no teto. Já por dentro, como tem sido comum em todos os lançamentos desta categoria, há excesso de plástico no painel que passa a sensação de fragilidade.
O quadro de instrumentos se destaca por estar localizado bem ao centro do painel. O velocímetro em forma de semicírculo é gigante e o marcador de combustível e odômetro aparecem apenas em uma minúscula tela. O porta-luvas, por sua vez, é imenso e refrigerado. Mas ao ser aberto a sua tampa para na perna do passageiro.
O ponto forte das duas versões é o amplo espaço interno. O porta-malas do sedã, de acordo com a Toyota, é o maior de seu segmento. Outro destaque é o comportamento dinâmico. No test-drive, a suspensão demonstrou firmeza nas curvas e nos pisos irregulares. As rodas do hatch são aro 14, e as do sedã, 15. O motor trabalha de forma harmoniosa e é mais do que suficiente para uso urbano e rodoviário. Como se tratava de um pré-lançamento, a engenharia da Toyota não liberou nem a potência e o torque dos motores. Informando apenas que o propulsor 1.3 leva o carro de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos.
O jornalista viajou a convite da Toyota
Alcolumbre no comando do Senado deve impor fatura mais alta para apoiar pautas de Lula
Zambelli tem mandato cassado e Bolsonaro afirma que ele é o alvo; assista ao Sem Rodeios
Entenda o que acontece com o mandato de Carla Zambelli após cassação no TRE
Sob Lula, número de moradores de rua que ganham mais de meio salário mínimo dispara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião