Quanto custa
Confira as versões e os preços sugeridos de fábrica do Etios, que começa a ser vendido no fim do mês
Hatch
Etios 1.3 (R$ 29.990)
Airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, aviso do não afivelamento do cinto de segurança e abertura das portas.
Etios 1.3 X (R$ 33.490)
Pacote anterior, mais freios ABS com EBD, rodas de aço aro 14, direção elétrica, grade na cor da carroceria, aerofólio, desembaçador/ limpador traseiro. Opcional: ar-condicionado (R$ 2,7 mil).
Etios 1.3 XS (R$ 38.790)
Agrega o ar-condicionado, vidros e travas elétricos nas quatro portas, contagiros, sistema de áudio com AM/FM com entrada USB.
Etios 1.5 XLS (R$ 42.790)
Incorpora faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Sedã
Etios 1.5 X (R$ 36.190)
Direção elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta de uso de cintos e desembaçador do vidro traseiro. Opcional: ar-condicionado (R$ 2,7 mil).
Etios XS (R$ 41.190)
Agrega ar-condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricos.
Etios XLS (R$ 44.690)
Traz ainda faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Saiba mais
O Etios é fabricado na nova planta de Sorocaba (SP), inaugurada em agosto passado.
Produção
A meta de produção inicial é de 70 mil unidades por ano, mas a planta tem capacidade para 400 mil
Motor
Baseado em modelo já vendido na Índia, o Etios brasileiro é equipado com motores por ora importados do Japão. Isso porque a Toyota irá construir uma fábrica de motores na região de Sorocaba, prevista para ser inaugurada em 2015. Lá também fará o propulsor do Corolla, sedã que é produzido na planta de Indaiatuba (SP).
Vendas
Com o lançamento de seu "popular", a montadora japonesa pretende dobrar as vendas no Brasil. O objetivo é emplacar 200 mil unidades por ano em 2011 foram quase 100 mil. Atualmente, a empresa tem 2,8% de participação no mercado nacional e projeta crescimento entre 4% e 5% nos próximos anos.
Ao contrário de que havia anunciado no mês passado quando o Etios deu às caras no Brasil para ações promocionais, a Toyota decidiu rever o preço do seu primeiro popular no mercado nacional. O modelo mais barato, o hatch com motor 1.3, custa R$ 29.900 a previsão era começar em R$ 33 mil. O valor inclui airbag duplo, mas não contempla direção elétrica e freios ABS, que aparecem de série na versão um degrau acima, a X, por 33.490. Nesta, porém, o ar-condicionado é opcional e encarece o modelo em R$ 2,7 mil.
Os preços de tabela foram divulgados na última segunda-feira, durante a apresentação oficial do carro à imprensa, feita estrategicamente menos de uma semana após a Hyundai mostrar também seu primeiro carro de entrada no mercado brasileiro, o HB20, ao preço inicial de R$ 31.995. O opção sedã do representante sul-coreano só virá em fevereiro de 2013.
O Etios hatch é oferecido com motor 1.3 e 1.5. Os preços vão de R$ 29.990 a R$ 42.790. O sedã vem apenas com motor 1.5, e preços entre R$ 36.190 e R$ 44.690 (confira abaixo a tabela completa com itens de cada versão). Os dois motores são flex, têm 16 válvulas e são acoplados a um câmbio manual de cinco velocidades. A diferença de potência entre os dois blocos é pequena. O 1.3 rende 84/90 cavalos e o 1.5 gera 92/96,5 cv (etanol/gasolina).
A Toyota aposta na sua imagem para emplacar o carro, uma vez que o visual não encanta. O sedã, inclusive, lembra muito o Renault Logan, outro que não tem a beleza como predicado. O quadro de instrumentos no centro do painel não foi uma solução estilística das mais interessantes. É preciso desviar a atenção para ver o velocímetro e o conta-giros, em forma de meia-lua. O display digital que informa nível de combustível e hodômetro é pequeno demais e de díficil visualização. Entre os itens que não são oferecidos nem como opcional estão computador de bordo e espelhos elétricos.
O ponto positivo a se destacar é o espaço. O hatch tem 3,78 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos. O conforto para ocupantes é bom, embora o porta-malas (270 litros) seja pequeno. No sedã, o entre-eixos é 9 cm mais longo (2,55 m) e o modelo de 4,26 m abre ainda mais espaço para quem vai no banco de trás. E o porta-malas acomoda 562 litros.
Além dos três anos de garantia, oferecido também para os demais modelos da marca, a Toyota informa que, até 60 mil km, o gasto com revisão somará R$ 1.635. As cores disponíveis serão branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatch) e verde e vermelho (só para o hatch).
8,5 km/l
é o consumo urbano prometido pela Toyota para seu motor 1.3, quando abastecido com etanol e com gasolina, sobe para 12,5 km/l. Já o rodoviário é de 9 km/l e 13 km/l. No 1.5, os gastos com combustível no hatch é de 8,5 km/l (e) e 12,4 km/l (g), na cidade. Em estradas vai para 8,9 km/l e 13,4 km/l. Na versão sedã, 8,4 km/l ou 11,9 km/l na cidade e 9,3 km/l e 14 km/l na estrada.
Toyota Etios
O jornalista viajou a convite da Toyota.
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