Quem disse que picape não pode ter uma pegada esportiva? A Toyota quer mostrar que sim ao exibir no Salão de São Paulo a versão Hilux GR Sport.
O modelo não tem só o apelo visual mais apimentado. Ele ganhou ajustes de motor e na suspensão para deixar a condução mais divertida.
>> Confira 11 carros que congestionam os estandes no Salão de São Paulo
A novidade será vendida no Brasil a partir de janeiro de 2019, por ora, como edição limitada de 420 unidades - o preço não foi divulgado. Todas serão numeradas, com uma plaqueta fixada no console central.
A Hilux GR Sport marca a estreia no Brasil da Gazoo Racing, divisão esportiva e de competição da Toyota, já com atuação na Argentina, de onde virá a versão apimentada.
A picape é equipada com o mesmo motor 2.8 turbodiesel da linha, porém recalibrado para entregar um comportamento mais empolgante. A marca não informou se houve alteração na potência original de 177 cv e 45,6 kgfm de torque.
>> Volks revela a picape Tarok para provocar a Toro
Baseado na versão topo de linha SRX, o modelo divide a mesma lista de itens de série. A diferença, além do visual, está na suspensão reajustada.
Ela adotou molas mais firmes na frente e amortecedores de tubo duplo por tubo simples, além de válvulas que deixam a suspensão mais rígida.
>> Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil
Já por fora a roupagem esportiva traz uma grade preta com logotipo posicionado no centro em letras garrafais, detalhes em branco e vermelho, rodas de 17 polegadas, capô e teto na cor preta e adesivos distribuídos pela carroceria.
A comercialização em território nacional do modelo seria uma estratégia para criar uma imagem mais descolada da fabricante.
A Hilux GR Sport deverá ser o primeiro passo da Toyota Gazoo Racing no Brasil. A divisão de esporte a motor da marca japonesa ajudará no desenvolvimento de carros preparados para performance, algo parecido com a parceria entre AMG e Mercedes-Benz.
>> McLaren Senna de R$ 8 mi terá dias de Ferrari no Salão de São Paulo
Ela já está presente em vários países com uma série de modelos de rua, desde o híbrido Prius a SUVs, minivan e até o esportivo GT86.
Eles receberam ajustes diferenciados de suspensão, melhorias de potência e nos motores e o visual esportivo por dentro e por fora.
YARIS X-WAY
Outra novidade é o Yaris X-Way, que entra para a turma dos carros com apelo ‘aventureiro urbano’. Ele vem com alguns apliques que o deixam ‘mais descolado’, segundo a marca. Será vendido a partir de fevereiro de 2019, ainda sem preço anunciado.
O que o difere do restante da linha são as rodas com acabamento preto, rack de teto, apliques em plástico no para-choque e para-lama e frisos nas laterais. Nos tapetes e na tampa do porta-malas há o logo com o nome da versão.
O X-Way tem retrovisores de rebatimento elétrico, bancos de couro, computador de bordo com tela de 4,2 polegadas, multimídia com sistema de navegação e espelhamento do celular, câmera de ré e acesso e partida por botão. Seu motor é já o conhecido 1.5, de 110 cv, com câmbio CVT.
YARIS GR-S CONCEPT
O Yaris também se vestiu com a roupagem da Gazoo Racing Sport, mas apenas como carro-conceito para divulgar a chegada da divisão esportiva da Toyota ao Brasil.
A marca não bateu o martelo se também irá vendar o Yaris GR Sport como fará com a Hilux GR Sport.
As modificações feitas no hatch foram apenas no visual. Ele vem com rodas aro 17, faróis com luz diurna em led, aerofólio traseiro em fibra de carbono, pintura especial, lanterna traseira escurecida, escapamento em alumínio, pintura das molas em vermelho e suspensão rebaixada.
Por dentro, é equipado com pedaleiras em alumínio, bancos dianteiros esportivos com bordado Gazoo Racing e costura em vermelho e branco, tapetes com detalhes em vermelho e volante com detalhe vermelho em couro.
Ao contrário do que se esperava, não foi dessa vez que a Toyota exibiu a nova geração do RAV4 ou um possível conceito do próximo Corolla.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast