A Toyota começa a divulgar o seu principal lançamento para 2018: o hatch Yaris. O modelo que ficará posicionado acima do Etios já aparece nas redes sociais para gerar expectativa em relação a sua estreia, que deve ocorrer entre maio e junho.
“Vem aí o novo lançamento da Toyota. Um carro ideal para você que quer dar o próximo passo”, destaca o post feito no Facebook. Quem clica na imagem é direcionado para um hotsite do modelo, no qual é possível realizar um cadastro para receber em breve informações sobre o carro.
O anúncio também adianta o segmento que o Yaris irá brigar no mercado, o de hatch compacto premium, hoje ocupado, principalmente, por VW Polo, Fiat Argo, Ford New Fiesta, Peugeot 208 e Citroën C3.
O preço deve começar em R$ 50 mil, o que significa que a marca japonesa deverá mexer no catálogo do Etios, retirando as versões mais caras para que não haja canibalismo interno. Já a topo de linha deve bater os R$ 80 mil.
>>Ford Mustang estreia vendendo mais que todos os esportivos junto
“Um novo momento da sua vida”, convida os dizeres para quem entrou na Toyota pelo Etios e terá agora poder subir um degrau para um modelo maior e mais equipado.
O modelo será produzido em Sorocaba (SP) utilizando a mesma plataforma do Etios, de quem também emprestará o motor 1.5, de 107 cv e 14,7 kgfm de torque, para as versões mais acessíveis. As mais caras virão equipadas com o 1.8, de 144 cv e 18,6 kgfm, do Corolla.
Provavelmente não usará o câmbio automático de quatro marchas do Etios, mas o do tipo CVT, e também o manual de cinco velocidades na opção mais básica e de seis velocidades na intermediária.
>>Tiggo 2 é o primeiro teste da Chery após parceria com a Caoa. Será que evoluiu?
Maior e mais refinado que o Etios
Apesar de compartilharem a mesma base, o Yaris é maior e mais refinado que o atual hatch de entrada da marca. Mede 4,15 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, enquanto o Etios tem 3,77 m e 2,46 m, respectivamente.
É esperado que a novidade venha mais recheada de equipamentos, como quatro airbags na versão de entrada e 7 airbags na topode linha; controles de estabilidade e de tração; freio a disco nas quatro rodas; monitoramento de pressão dos pneus; ar digital; assistente de partida em rampa; partida sem chave, entre outros.
O design do novo Yaris exibe uma dianteira que lembra muito a do Corolla norte-americano, especialmente os faróis esguios que invadem a lateral e o para-choque com grandes entradas de ar inferiores. Na traseira, as lanternas são em formato horizontal.
Por dentro, mais traços do Corolla no volante e quadro de instrumentos analógico, com o diferencial de que há uma tela de 4,2 polegadas que ‘come’ parte do círculo do velocímetro com informações do computador de bordo e funcionalidades do veículos.
>>Chevrolet prepara nova geração do Onix e SUV inédito para o Brasil
Sedã chega depois
A carroceria sedã do Yaris, chamada de Ativ, chegará numa segunda fase e terá como alvo o Fiat Cronos e VW Virtus, que já estão entre os mais vendidos no país no segmento, além do Honda City e Chevrolet Cobalt. A motorização deverá ser apenas a 1.8 do Corolla.
O Ativ será uma das atrações do Salão de São Paulo, em novembro, com as vendas iniciando em 2019.
Até 2020 o Yaris (hatch e sedã) deverá ser construído sobre a moderna plataforma TNGA, como acontece com a nova geração do carro lançada na Tailândia no ano passado. A nova base também chegará à próxima geração do Corolla aqui no Brasil.
A vinda da TNGA abrirá a possibilidade de outros modelos serem feitos no Brasil, como o híbrido Prius e o crossover C-HR, que antes chegará importado na versão híbrida .
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião