• Carregando...
 |
| Foto:

Toyota começa a divulgar o seu principal lançamento para 2018: o hatch Yaris. O modelo que ficará posicionado acima do Etios já aparece nas redes sociais para gerar expectativa em relação a sua estreia, que deve ocorrer entre maio e junho. 

“Vem aí o novo lançamento da Toyota. Um carro ideal para você que quer dar o próximo passo”, destaca o post feito no Facebook. Quem clica na imagem é direcionado para um hotsite do modelo, no qual é possível realizar um cadastro para receber em breve informações sobre o carro.

O anúncio também adianta o segmento que o Yaris irá brigar no mercado, o de hatch compacto premium, hoje ocupado, principalmente, por VW PoloFiat ArgoFord New FiestaPeugeot 208 e Citroën C3

O preço deve começar em R$ 50 mil, o que significa que a marca japonesa deverá mexer no catálogo do Etios, retirando as versões mais caras para que não haja canibalismo interno. Já a topo de linha deve bater os R$ 80 mil.

>>Ford Mustang estreia vendendo mais que todos os esportivos junto

“Um novo momento da sua vida”, convida os dizeres para quem entrou na Toyota pelo Etios e terá agora poder subir um degrau para um modelo maior e mais equipado.

O modelo será produzido em Sorocaba (SP) utilizando a mesma plataforma do Etios, de quem também emprestará o motor 1.5, de 107 cv e 14,7 kgfm de torque, para as versões mais acessíveis. As mais caras virão equipadas com o 1.8, de 144 cv e 18,6 kgfm, do Corolla. 

Provavelmente não usará o câmbio automático de quatro marchas do Etios, mas o do tipo CVT, e também o manual de cinco velocidades na opção mais básica e de seis velocidades na intermediária.

>>Tiggo 2 é o primeiro teste da Chery após parceria com a Caoa. Será que evoluiu?

Maior e mais refinado que o Etios

Apesar de compartilharem a mesma base, o Yaris é maior e mais refinado que o atual hatch de entrada da marca. Mede 4,15 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, enquanto o Etios  tem 3,77 m e 2,46 m, respectivamente. 

É esperado que a novidade venha mais recheada de equipamentos, como quatro airbags na versão de entrada e 7 airbags na topode linha; controles de estabilidade e de tração; freio a disco nas quatro rodas; monitoramento de pressão dos pneus; ar digital; assistente de partida em rampa; partida sem chave, entre outros.

O design do novo Yaris exibe uma dianteira que lembra muito a do Corolla norte-americano, especialmente os faróis esguios que invadem a lateral e o para-choque com grandes entradas de ar inferiores. Na traseira, as lanternas são em formato horizontal.

Por dentro, mais traços do Corolla no volante e quadro de instrumentos analógico, com o diferencial de que há uma tela de 4,2 polegadas que ‘come’ parte do círculo do velocímetro com informações do computador de bordo e funcionalidades do veículos.

>>Chevrolet prepara nova geração do Onix e SUV inédito para o Brasil

Sedã chega depois

A carroceria sedã do Yaris, chamada de Ativ, chegará numa segunda fase e terá como alvo o Fiat CronosVW Virtus, que já estão entre os mais vendidos no país no segmento, além do Honda CityChevrolet Cobalt. A motorização deverá ser apenas a 1.8 do Corolla. 

O Ativ será uma das atrações do Salão de São Paulo, em novembro, com as vendas iniciando em 2019.

Até 2020 o Yaris (hatch e sedã) deverá ser construído sobre a moderna plataforma TNGA, como acontece com a nova geração do carro lançada na Tailândia no ano passado. A nova base também chegará à próxima geração do Corolla aqui no Brasil.

A vinda da TNGA abrirá a possibilidade de outros modelos serem feitos no Brasil, como o híbrido Prius e o crossover C-HR, que antes chegará importado na versão híbrida .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]