• Carregando...
 |
| Foto:

Volkswagen PoloFiat Argo acabam de ganhar um concorrente de peso. A Toyota lança no Brasil o Yaris, um dos compactos mais vendidos no mundo. Ele chega para ocupar o espaço entre o Etios e o Corolla, na faixa dos modelos chamados compactos-premium. 

A  novidade estará nas lojas até o fim de junho nas carrocerias hatch e sedã - o que significa que brigará também com VW VirtusFiat Cronos, além de Honda CityChevrolet Cobalt. O preço parte de R$ 59.590 no opção menor e de R$ 63.990 no três volumes.

>> Mais vendidos: Gol renasce, Compass atropela e Uno agoniza

Produzido na fábrica de Sorocaba (SP),o Yaris virá equipado com os motores 1.3, de 98/ 101 cv e 12,5/ 12,9 kgfm de torque, e 1.5, de  105/ 110 cv e 14,3/ 14,9 kgfm (gasolina/ etanol). 

São os mesmos propulsores do Etios, porém retrabalhados para renderem mais, graças às mudanças no sistema de exaustão e na calibração - no modelo de entrada da marca, eles geram 84/ 90 cv no 1.3 e  92/ 97 cv, no 1.5.

As opções de câmbio são o manual de seis velocidades e o automático tipo CVT, as mesmas usadas pelo Corolla.

>> Jeep revela o Renegade 2019, que ganha novos motores turbo; veja fotos

Mais refinado

A novidade compartilha a base do Etios, porém é maior e mais refinado. Mede 4,14 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, enquanto o Etios tem 3,77 m e 2,46 m, respectivamente. 

O porta-malas leva 310 litros no hatch e 473 l no sedã. Já o tanque de combustível tem capacidade para 45 litros para ambos.

O desenho do novo Yaris exibe uma dianteira que lembra muito a do Corolla norte-americano, especialmente os faróis esguios que invadem a lateral e o para-choque com grandes entradas de ar inferiores. Na traseira, as lanternas são em formato horizontal.

Por dentro, mais traços do Corolla no volante e quadro de instrumentos analógico, com o diferencial de que há uma tela de 4,2 polegadas que ‘come’ parte do círculo do velocímetro com informações do computador de bordo e funcionalidades dos veículos.

>> Conheça os carros a diesel mais acessíveis no Brasil

Toyota prevê vender cerca de 5,8 mil unidades ao mês, sendo 55% do hatch e 45% do sedã. Ou seja, números que o aproxima da briga com os principais concorrentes PoloVirtus, da Volks, e ArgoCronos, da Fiat.

Com o lançamento do Yaris, as versões mais caras do Etios, a XLS e a Platinum, serão descontinuadas.

Além da tradição da marca, a aposta dos japoneses para fazer frente à forte concorrência é o bom nível de equipamento. 

A versão de entrada XL vem com equipamentos comuns à categoria, como direção elétrica assistida; ar-condicionado; faróis com acendimento automático; rodas de liga leve aro 15; vidros e travas elétricas; faróis de neblina; e isofix. 

No quesito segurança, há controles de estabilidade e de tração; retrovisor antiofuscante; e assistente de partida em rampa em todas as versões. 

As configurações mais caras trazem ainda piloto automático; sete airbags; central multimídia com conexão Audroid Auto e Apple CarPlay; câmera de ré; teto solar; entre outros.

Confira o que traz cada versão:

YARIS HATCH

XL 1.3 manual

R$ 59.950

Direção elétrica; ar-condicionado; sistema de som com UBS e Bluetooth; vidros e travas elétricas; rodas de liga aro 15; computador de bordo; volante multifuncional; descansa-braços dianteiro; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; faróis com acendimento automático; faróis de neblina; retrovisor interno eletrocrômico; aerofólio, chave com telecomando; e isofix.

XL 1.3 CVT

R$ 65.590

+ piloto automático com controle de velocidade e função Eco Driving do computador de bordo.

XL Plus Tech 1.5 CVT

R$ 69.590

+ descansa-braço traseiro; detalhes internos na cor prata; ar-condicionado digital; chave presencial para abertura das portas; partida sem chave; banco traseiro bipartido; central multimídia com tela de 7” sensível ao toque e espelhamento para celulares Android e IOS.

XLS 1.5 CVT

R$ 77.590

+ teto solar; sensor de chuva; maçanetas cromadas; faróis projetores com lâmpadas halógenas; lanternas em led; e sete airbags.

YARIS SEDÃ

XL 1.5 manual

R$ 63.990

Direção elétrica; ar-condicionado; sistema de som com UBS e Bluetooth; vidros e travas elétricas; rodas de liga aro 15; computador de bordo; volante multifuncional; descansa-braços dianteiro; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; faróis com acendimento automático; faróis de neblina; retrovisor interno eletrocrômico; aerofólio, chave com telecomando; e isofix.

XL 1.5 CVT

R$ 68.690

+ piloto automático com controle de velocidade e função Eco Driving do computador de bordo.

XL Plus Tech 1.5 CVT

R$ 73.990

+ descansa-braço traseiro; detalhes internos na cor prata; ar-condicionado digital; chave presencial para abertura das portas; partida sem chave; banco traseiro bipartido; central multimídia com tela de 7” sensível ao toque e espelhamento para celulares Android e IOS.

XS 1.5 CVT

R$ 76.990

+ volante, manopla e revestimento das portas em couro; grade com detalhes cromados; roda de liga em tons prata e preto; bancos em couro; retrovisor com rebatimento elétrico; câmera de ré; tapetes em carpete; e computador de bordo com tela de 4,2”.

XLS 1.5 CVT

R$ 79.990

+ teto solar; sensor de chuva; maçanetas cromadas; faróis projetores com lâmpadas halógenas; lanternas em led; e sete airbags.

O jornalista viajou a convite da Toyota

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]