• Carregando...
O Etios brasileiro terá as variantes hatchback e sedã e será equipado com motores bicombustíveis de 1.3 e 1.5 litro | Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
O Etios brasileiro terá as variantes hatchback e sedã e será equipado com motores bicombustíveis de 1.3 e 1.5 litro| Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo

Vendas

100 mil unidades do Etios já foram vendidas desde o seu lançamento em dezembro de 2010, na Índia.

  • Yukitoshi Funo, vice-presidente da Toyota Motor Corporation

A Toyota Motor, maior mon­­tadora do Japão em volume, pretende aumentar acentuadamente suas vendas nos mercados emergentes, entre eles o Brasil, segundo o vice-presidente exe­­cutivo da Toyota Motor Corporation, Yukitoshi Fu­­no. A estratégia da marca é lançar modelos subcompactos, à medida que a concorrência com rivais globais se intensifica nos paí­ses de rápido crescimento.

A Toyota planeja vender mais de 1 milhão de sub­­compactos em cerca de 100 países e regiões, como a China, Sudeste Asiático, Índia e Brasil em 2015. A mar­­ca terá oito modelos sub­­compactos disponíveis até aquele ano, incluindo o Etios lançado na semana passada no Japão e que começa a ser vendido no Brasil antes da abertura do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro.

De acordo com o executivo da Toyota, o Etios será direcionado para novos consumidores da marca, ou seja, brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de ter um modelo da Toyota. A planta de Sorocaba terá capacidade de 70 mil unidades por ano.

A montadora pretende ele­­var sua capacidade de produção anual no Brasil, Índia e outros mercados emer­­gentes para 3,1 milhões de veículos – volume quase similar ao produzido atualmente no Japão – até 2013. A fabricante tinha uma capacidade de produção de 2,38 milhões de veículos em mercados emergentes no passado.

Etios

O Toyota Etios começa a ser produzido no Brasil apenas em setembro, mas as concessionárias da marca japonesa no país já se preparam para a chegada do primeiro veículo popular da fabricante no mercado nacional. A Toyota Sulpar, em Curitiba, informa que já criou o Espaço Etios em suas dependências. Neste local, os clientes interessados no lançamento da marca podem assistir a vídeos exclusivos do carro, acessando-os através de um tablet disponível no local. Além disso, é possível se cadastrar e se tornar cliente vip, passando a receber todas as novidades do Etios via e-mail.

A novidade terá as variantes hatch e sedã, e será equipado com motores bicombustíveis de 1.3 e 1.5 litro (única opção no três volumes), ambos com quatro cilindros e 16 válvulas e duplo comando no cabeçote. Inicialmente os blocos serão importados e a Toyota, por questões estratégicas, não revelou os níveis de potência e torque dos modelos. Freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força), além de airbags, serão de série em todas elas.

Cogita-se que o dois volumes, pelo menos na versão de entrada, tenham pre­­­­­­­­ço na faixa dos R$ 28 mil, para concorrer com Volks­­wagen Gol, Fiat Palio e outros hatches do mercado na­­cional, além do modelo da Hyundai conhecido co­­mo HB (Hyundai Brasil), que também será lançado até o fim do ano. Já o sedã terá preço na casa dos R$ 35 mil, para enfrentar Nissan Versa, Chevrolet Co­­balt e Renault Logan, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]