Vendas
100 mil unidades do Etios já foram vendidas desde o seu lançamento em dezembro de 2010, na Índia.
A Toyota Motor, maior montadora do Japão em volume, pretende aumentar acentuadamente suas vendas nos mercados emergentes, entre eles o Brasil, segundo o vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Yukitoshi Funo. A estratégia da marca é lançar modelos subcompactos, à medida que a concorrência com rivais globais se intensifica nos países de rápido crescimento.
A Toyota planeja vender mais de 1 milhão de subcompactos em cerca de 100 países e regiões, como a China, Sudeste Asiático, Índia e Brasil em 2015. A marca terá oito modelos subcompactos disponíveis até aquele ano, incluindo o Etios lançado na semana passada no Japão e que começa a ser vendido no Brasil antes da abertura do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro.
De acordo com o executivo da Toyota, o Etios será direcionado para novos consumidores da marca, ou seja, brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de ter um modelo da Toyota. A planta de Sorocaba terá capacidade de 70 mil unidades por ano.
A montadora pretende elevar sua capacidade de produção anual no Brasil, Índia e outros mercados emergentes para 3,1 milhões de veículos volume quase similar ao produzido atualmente no Japão até 2013. A fabricante tinha uma capacidade de produção de 2,38 milhões de veículos em mercados emergentes no passado.
Etios
O Toyota Etios começa a ser produzido no Brasil apenas em setembro, mas as concessionárias da marca japonesa no país já se preparam para a chegada do primeiro veículo popular da fabricante no mercado nacional. A Toyota Sulpar, em Curitiba, informa que já criou o Espaço Etios em suas dependências. Neste local, os clientes interessados no lançamento da marca podem assistir a vídeos exclusivos do carro, acessando-os através de um tablet disponível no local. Além disso, é possível se cadastrar e se tornar cliente vip, passando a receber todas as novidades do Etios via e-mail.
A novidade terá as variantes hatch e sedã, e será equipado com motores bicombustíveis de 1.3 e 1.5 litro (única opção no três volumes), ambos com quatro cilindros e 16 válvulas e duplo comando no cabeçote. Inicialmente os blocos serão importados e a Toyota, por questões estratégicas, não revelou os níveis de potência e torque dos modelos. Freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força), além de airbags, serão de série em todas elas.
Cogita-se que o dois volumes, pelo menos na versão de entrada, tenham preço na faixa dos R$ 28 mil, para concorrer com Volkswagen Gol, Fiat Palio e outros hatches do mercado nacional, além do modelo da Hyundai conhecido como HB (Hyundai Brasil), que também será lançado até o fim do ano. Já o sedã terá preço na casa dos R$ 35 mil, para enfrentar Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Renault Logan, entre outros.
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