O lançamento da 10.ª geração do Civic pela Honda, no ano passado, não iria ficar sem uma resposta da rival Toyota. A líder de vendas no mercado mundial divulgou nesta quinta-feira (24) as primeiras imagens da reestilização feita na 11.ª geração do Corolla. A novidade é destinada a Europa, mas como o modelo vendido no Brasil segue o mesmo projeto de lá, as mudanças devem chegar por aqui.
O novo Civic estará nas lojas brasileiras em agosto ou setembro, enquanto o Corolla repaginado ainda não há previsão, mas deve ficar para 2017. Espera-se uma prévia no Salão de São Paulo deste ano, em novembro.
Veja as diferenças entre o futuro e o atual Corolla
A atualização do Corolla segue a nova linguagem visual da marca, trazida pelo Mirai, seu carro a hidrogênio, e já vista na picape Hilux e utilitário SW4. Os faróis ficaram mais afilados com leds diurnos integrados e invadindo mais as laterais.
LEIA MAIS: Novo Civic sobe de patamar e virá com preços entre R$ 90 mil e R$ 115 mil
A grade superior foi encolhida e está mais fina, enquanto a inferior cresceu. O para-choque ganhou novo desenho e abandonou a divisão da seção central. Atrás, as lanternas também receberam tecnologia em led e exibem novos grafismos.
A linha 2017 europeia apresenta ainda uma série de novidades eletrônicas, como o alerta de saída da faixa de rodagem, sistema de pré-colisão - que pré-tensiona os cintos e inicia a frenagem -, leitor de placas e faróis altos automáticos.
Não há informações se esses componentes estarão disponíveis no modelo brasileiro, porém é de se esperar que ele, enfim, adote o controle eletrônico de estabilidade, ausenta na linha atual.
LEIA MAIS: Nova Toyota Hilux ganha cara de cidade
A marca também não divulgou imagens do interior, mas é provável as alterações acompanhem as da Hilux e SW4, com comandos redesenhados, acabamento aprimorado e central multimídia sensível ao toque com tela maior e mais responsiva. As vendas na Europa começam no segundo semestre.
LEIA MAIS: Toyota lança a nova geração do SW4 e desta vez não segue o visual da Hilux
Sucesso de vendas
A geração atual do Corolla estreou no Brasil em março de 2014 (seis meses após surgir na Europa) e no mesmo ano recuperou a liderança no segmento de sedãs médios superando o Civic.
Em 2015, os emplacamentos do carro dispararam, alcançando o dobro do eterno rival da Honda e ficando à frente de muitos modelos compactos mais acessíveis como Fiat Siena e Volkswagen Voyage. E estamos falando de um sedã que começa em R$ 70 mil.
Nos primeiros meses de 2016, o modelo já figura entre os dez veículos mais licenciados no país, vendendo três vezes mais que o Honda. Mas, a nova geração do rival promete incomodar, bem como do Chevrolet Cruze, prevista para estrear no fim deste ano.
As opções de motorização devem permanecer as mesmas, pelo menos no Brasil: 1.8, de 144 c,v e 2.0 de 154 cv, associados à transmissão manual ou CVT.
O Corolla é comercializado em cerca de 150 países e corresponde a 20% do total dos veículos vendidos pela Toyota.
AS DIFERENÇAS ENTRE O FUTURO E O ATUAL COROLLA
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião