A Toyota revelou a nova geração do Yaris sedã, modelo compacto contado para o Brasil e que ficará posicionado entre o Etios Sedan e o Corolla para brigar com o Honda City, Chevrolet Cobalt e o futuro Volkswagen Virtus.
Isso significa preços entre R$ 60 mil e R$ 80 mil. O Etios mais caro (Platinum 1.5 sedã AT) tem etiqueta de R$ 68.390, enquanto o Corolla mais simples começa em R$ 91.990.
A novidade foi apresentada na Tailândia e deve ser a mesma que a marca fará no fábrica de Indaituba (SP) a partir do segundo semestre de 2018, onde já é produzido o Corolla. O três volumes virá acompanhado também da variante hatch.
Com o sobrenome de Ativ no país asiático, o Yaris utiliza a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), com 4,43 metros de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, sendo pouco menor que o City. Poi lá, é equipado com o econômico motor 1.2 Dual VVT-i, de três cilindros, que rende 86 cv e 11 kgfm de torque, associado ao câmbio CVT.
Mas no mercado brasileiro, deverá adotar o 1.8, de até 144 cv e 18,6 kgfm, emprestado do Corolla GLi, e terá ainda a opção de câmbio manual.
O design do novo Yaris exibe uma dianteira que lembra muito o Corolla norte-americano, especialmente os faróis esguios que invadem a lateral e o para-choque com grandes entradas de ar inferiores.
Já as luzes diurnas pontilhadas separadas dos faróis são semelhantes aos do Corolla nacional em versões mais em conta. Na traseira, as lanternas em formato horizontal também remetem ao sedã maior .
Por dentro, mais traços do sedã maior no volante e quadro de instrumentos analógico, com o diferencial de que há uma tela de 4,2 polegadas que ‘come’ parte do círculo do velocímetro com informações do computador de bordo e funcionalidades do veículos.
O modelo oferece ainda sistema multimídia, ar-condicionado digital e chave presencial com partida por botão. Na Tailândia, o três volumes vem de série com controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. Os sete airbags estão disponíveis apenas na versão topo de linha.
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