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Manifestantes deitaram de mãos dadas no calçadão por cerca de meia hora | LUISA DE PAOLA/ AFP PHOTO
Manifestantes deitaram de mãos dadas no calçadão por cerca de meia hora| Foto: LUISA DE PAOLA/ AFP PHOTO

Versátil e com alma aventureira

O Tracker é um jipe fácil de ser dirigido, com boa visibilidade e retrovisores externos de bom tamanho. Ele se dá bem em todos os terrenos, sendo que na terra mostra toda a valentia. A boa altura do solo e os bons ângulos de ataque e saída são suficientes para encarar os obstáculos, desde que não sejam radicais.

As trações integral e reduzida são acionadas por alavancas localizadas no console central e a operação manual é simples e rápida. Seus engates, como na maior parte dos utilitários, são duros e requerem um certo esforço. Os freios são eficientes e o sistema ABS ajuda muito nesse tipo de veículo. A julgar pelo que ocorre no Brasil e em todo o mundo, a maioria dos Trackers deve ser vista transitando entre residências e escritórios, com direito a estradas sem pavimentação nos fins de semana.

Relançado no fim do ano passado no Brasil, o Chevrolet Tracker está sendo vendido com sobrepreço de até R$ 3 mil nas concessionárias. O grande atrativo deste jipinho 4X4 é a relação custo/benefício, já que é oferecido em um único pacote, com todos os equipamentos de série, incluindo air-bag duplo frontal, teto solar, ar e direção hidráulica por R$ 58.990. Um preço bem inferior ao seu principal concorrente Mitsubishi Pajero TR4, que custa R$ 73 mil. O Ford EcoSport 4x4, segundo a General Motors, não é considerado seu concorrente, por não ter opção de marcha reduzida.

Montado na Argentina com peças da Suzuki vindas do Japão, o Tracker mantém suas linhas ainda agradáveis para um jipe com o estepe preso na porta traseira. Por dentro, o painel com traços antigos traz os instrumentos básicos e necessários. Equipado com tração 4x4 de uso temporário e reduzida, também oferece sistema antitravamento dos freios (ABS), com distribuição das forças de frenagem (EBD). O espaço interno é razoável, sem chegar a ser generoso. No banco traseiro, apenas dois passageiros desfrutam de conforto porque o ocupante do meio é castigado pelo túnel central. A direção tem regulagem de altura e a dirigibilidade é auxiliada pelos grandes retrovisores com regulagem elétrica. O porta-malas comporta apenas 275 litros.

Motor

O Tracker está equipado agora com motor feito pela Suzuki 2.0 16V de 128 cv, a gasolina. Segundo os dados da montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11, 9 segundos e a velocidade máxima é de 168 km/h. No que se refere ao consumo, o Tracker faz 10,1 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. Com o tanque de 66 litros a sua autonomia é de 759 quilômetros. Uma das freqüentes queixas dos proprietários contra o modelo é o alto preço da manutenção.

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