Para empurrar um jipão de 2.318 quilos, a DaimlerChrylser (dona da marca Jeep) optou por um motor que impressiona. O imenso capô esconde um propulsor a gasolina V8 5.7 Hemi de 326 cavalos, que trabalha com um câmbio automático seqüencial de cinco velocidades, que é macio e não causa trancos nas reduções. Basta pisar no acelerador para o utilitário esportivo deslanchar com vontade.
É claro que quem tem o pé mais pesado poderá ver o consumo de gasolina disparar. Mas para o motorista mais comedido, a boa notícia é que, quando pouco exigido, o propulsor desativa quatro cilindros, o que pode representar uma economia de até 30% no consumo, segundo o fabricante.
Embora a maioria dos donos dos jipões 4X4 utilize seus modelos no asfalto, a DaimerChrysler optou por mostrar as habilidades do Commander no off-road. Assim, o jipe foi avaliado em trilhas junto à fábrica da empresa em Campinas.
Longas subidas e descidas e forte inclinação lateral foram vencidas com grande facilidade, demonstrando a aptidão do Commander para enfrentar qualquer parada. Tudo isso, graças à tecnologia embarca (como o controle de tração integral Quadra-Trac II com acionamento elétrico da reduzida no painel) e aos bons ângulos de entrada e saída (respectivamente, 34 e 27 graus).
Não foi possível, no entanto, avaliar o desempenho no asfalto, mas o veículo vem com uma farta sopa de letrinhas para segurar as duas toneladas do veículo: freios a disco com ABS, distribuição eletrônica da força aplicada (EBD) e controle eletrônico de estabilidade (ESP). Em Curitiba, o Commander está sendo comercializado na concessionária Divesa por R$ 238 mil.
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