A Parati deixou a linha de produção da Volkswagen para entrar na história da indústria automotiva nacional. Com 31 anos de "estrada", grande parte deles como uma das peruas mais vendidas do Brasil, ela, enfim, ganhou aposentadoria. As últimas unidades zero quilômetro foram emplacadas em fevereiro no mês passado, o modelo ficou sem nenhuma venda pela primeira vez.
A descontinuidade da Parati já estava anunciada quando ela não adotou a última mudança visual aplicada ao Gol, de quem é derivada. Em 2008, o hatch entrou na quinta geração (G5) e com ele foi renovada a picape Saveiro e ressuscitado o sedã Voyage, que havia saído de linha em 1995. Mas a VW decidiu não atualizar a Parati, que seguiu em linha como figurante já que a SpaceFox, maior e mais moderna, assumiu o posto de perua compacta da marca.
Desde então, as vendas foram rareando 17,7 mil em 2008, 8,2 mil em 2009, 7 mil em 2010, 4,8 mil em 2011, 3,5 mil no ano passado. As últimas 27 unidades foram emplacadas entre janeiro e fevereiro deste ano. A perua, na verdade, já não era produzida desde junho do ano passado.
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