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A versão HPE ganhou novo grupo ótico e para-choques com visual mais moderno | Divulgação/Mitsubishi
A versão HPE ganhou novo grupo ótico e para-choques com visual mais moderno| Foto: Divulgação/Mitsubishi

2,3 mil

é o volume de emplacamentos/mês previsto pela marca para a linha 2013 da L200 Triton. Do mix de vendas, a HPE responderá por 1 mil unidades (800 com câmbio automático e 200, no mecânico). As demais (GL, GLX, GLS e Savana) responderão por outras 1,3 mil unidades, sendo que a aventureira ficará restrita a 100 vendas por mês. Já a versão XB caçamba longa, que integrava a linha anterior da Triton, deixará de ser comercializada.

Visual

Versão HPE ganha novo conjunto óptico

A linha 2013 da Triton trouxe poucas mudanças estéticas. Os modelos ganharam novos alargadores de paralamas e pneus 265/70 R16, diante do 225 da linha anterior. Já a versão mais completa HPE incorporou novo grupo ótico e para-choques dianteiros com desenho mais moderno.

Todas as versões vêm equipadas com ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico e a nova grade frontal. A configuração HPE, que representa metade do volume de vendas da Triton, oferece ainda novos bancos em couro, kit multimídia com GPS, CD/DVD player, Bluetooth, além de ar-condicionado automático, direção hidráulica, piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante.

O sistema de tração é o Easy Select 4WD, que permite três modos distintos de atuação: 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida. Há ainda o LSD Hybrid (com exceção da GL e GLX), que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de força.

Outro diferencial é a terceira luz de freio (brake light) central, localizada na tampa traseira. O para-choque traseiro conta ainda com lentes refletoras.

Já a configuração Savana vem equipada com snorkel, que permite atravessar trechos alagados, rack de teto, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba.

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Preços

Tabela de fábrica para as oito configurações da L200 Triton

  • A versão HPE vem com GPS incorporado ao kit multimídia e piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante
  • A configuração de entrada GL é direcionada para frotistas
  • A versão Savana, para motoristas mais radicais, passa a compor a família Triton
  • A caçamba longa tem capacidade para 1.040 litros de carga. A normal leva 940 litros
  • A reportagem só percebeu que havia passado por um buraco depois de voltar e conferir o tamanho da cratera

L200 Triton 2013

A partir desta semana chega às lojas a linha 2013 da L200 Triton. A picape da Mitsubishi vem com a família completa, em cinco versões, incluindo a aventureira Savana, com preços que vão de R$ 83.990 a R$ 121.490. A principal mudança é nova suspensão que ganhou melhorias para reduzir o efeito "liquidificador" no interior da cabine, comum em picapes grandes quando encaram pisos irregulares, especialmente de terra ou com pedras.

Todas as configurações, da básica GL a completa HPE, agora contam com SDS (Sport Dynamic Suspension), um sistema que diminui a trepidação e o balanço da carroceria e deixa o veículo ainda mais estável, tanto no asfalto como no uso off-road. A tecnologia, desenvolvida de forma pioneira pela Mitsubishi Motors do Brasil, atua em conjunto com o Full Displacement, um sistema de amortecedores da Magneti Marelli, e também inédito no país, que permite uma resposta dinâmica mais rápida que a dos amortecedores tradicionais, sem hesitações, proporcionando ainda mais estabilidade e agilidade.

Veja o clipe 1 de apresentação da linha 2013 da TritonVeja o clipe 2 de apresentação da linha 2013 da Triton

Durante a avaliação realizada pela reportagem na pista de teste Velo Cittá, da marca japonesa, em Mogi Guaçu (SP), foi possível constatar essa eficiência. No asfalto, ao realizar uma manobra de emergência (simulando o desvio de um animal na pista, por exemplo) a uma velocidade de 60 km/h, a L200 2013 se manteve sempre à mão, sem aquele movimento de cabine que muitas vezes transmite insegurança ao condutor e pode até fazê-lo perder o controle do carro. Nas saídas de curva, praticamente não se observou as oscilações da carroceria e a demora em responder aos comandos do volante, características comuns em alguns modelos da categoria.

Como as picapes são para uso misto, ou seja, podem transportar grande quantidade de carga ou estarem vazias, a nova calibragem da suspensão compensa essa diferença, deixando o veículo com o conforto e a performance para todas as ocasiões. "Quando se endurece a suspensão, fica bom para andar carregado, porém ruim quando o veículo está vazio. O SDS busca esse equilíbrio, uma vez que o fazendeiro costuma ir para o sítio de caçamba cheia e voltar para a cidade com ela vazia", disse Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi Motors do Brasil.

Na pista off-road da Mit­­su­bishi, que simulava os carreadores típicos que cortam propriedades rurais pelo interior do país, o conjunto de rodas/pneus não tendeu a se projetar com velocidade em buracos e depressões. Os impactos eram bem absorvidos pela nova suspensão e pouco repassados para o interior do habitáculo, a ponto de verificarmos que havíamos "acertado" um buraco somente depois de parar a Triton e voltar para ver o tamanho da cratera – coube a roda inteira dentro.

Nas elevações de pista (uma espécie de lombada, chamada de "bump"), chegamos a tirar as quatro rodas do chão, com a "aterrisagem" ocorrendo de maneira segura, sem que o volante hesitasse em sair do controle.

Toda a linha L200 Triton está disponível com o mesmo motor a diesel 3.2 litros 16V, injeção eletrônica direta Common-Rail, turbocompressor e intercooler, que gera 170 cv a 3.500 rpm e torque de 35 kgfm a 2.000 rpm. A transmissão pode ser automática ou manual. Há também uma versão flex, equipada com motor 3.5 litros V6 24V, com potência máxima de 205 cv a 5.000 rpm e torque de 33,5 kgfm a 3.500 rpm.

O jornalista viajou a convite da Mitsubishi Motors do Brasil.

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