Considerada pela Triumph o principal produto para o mercado brasileiro, no retorno da marca britânica ao país, a Tiger 800XC chega para ser a principal concorrente da BMW F 800 GS. A moto com características aventureiras é montada na fábrica da empresa em Manaus e custa R$ 39.900, com freios ABS de série.
Apesar de ainda ser pouco conhecida no Brasil, a marca inglesa está entre as principais fabricantes mundiais de motocicletas. Em 2012, a Triumph completou 110 anos de história e vai fechar o ano com cerca de 50 mil unidades ao redor do mundo. Além de Inglaterra e Tailândia, Manaus é o terceiro local do mundo a contar com linha de montagem da Triumph. A diferença é que na Ásia e Europa existem processos mais complicados de produção, como usinagem de chassi e motor.
No Brasil, a Triumph iniciou a produção de motos via CKD (complete knock down), em setembro, sistema no qual as motos chegam totalmente desmontadas. Além da Tiger 800 XC, a naked Speed Triple e a clássica Bonneville T 100 já são montadas no país. Para o próximo ano, a empresa confirmou que as novas gerações da esportiva Daytona 675 e da naked Street Triple também sairão das linhas manauaras.
A Tiger feita no Amazonas tem, além da BMW, moto com a qual possui características mais similares, rivais como Honda XL 700V Transalp e Suzuki DL 650 V-Strom. Todas se encaixam na categoria de trail de alta cilindrada ou maxtrail, que são motos com aptidões mistas off/on-road e destinadas a longas viagens. Enquanto Transalp e V-Strom prezam por maior conforto, F 800 GS e Tiger 800 possuem pegada mais aventureira, mas também mantendo alto nível de comodidade.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast