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Ao entrar no atoleiro, o carro não deve ser acelerado para os pneus não patinarem | Divulgação/ Troller
Ao entrar no atoleiro, o carro não deve ser acelerado para os pneus não patinarem| Foto: Divulgação/ Troller
  • Se o carro começar a perder tração, deve-se girar o volante para a esquerda e a direita

Aproveitando as provas da Copa que leva seu nome, a Troller, marca que pertence à Ford, divulga uma série de informações essenciais para a condução segura em trajetos off-road. De acordo com Roberto Suda, da área de Produto da Troller, o mais importante é que o condutor conheça bem o seu veículo antes de se aventurar para que um simples passeio não se transforme em pesadelo. Outra dica importante é nunca se aventurar sozinho. "Ninguém, nem os mais experientes, deve fazer trilhas desacompanhado. A presença de ao menos outro carro é fundamental para auxiliar em procedimentos como desatolar e rebocar", diz João Roberto Gaiotto, instrutor de técnicas off-road.

Saiba maisConfira algumas dicas off-road da Troller para superar atoleiros

• Ao se deparar com um atoleiro de lama, não entre diretamente com o veículo. Verifique antes a profundidade para evitar o atolamento.

• Sempre que possível, evite passar sobre pedras ou tocos de grandes proporções ou remova-os do caminho para prevenir danos graves ao veículo. Cubra os buracos mais profundos com pedra e terra firme para ajudar na aderência dos pneus durante a passagem.

• Acione a tração 4x4 reduzida e entre com firmeza e moderação, usando a segunda marcha. Evite aceleração alta, que pode fazer os pneus patinarem, com perda de aderência e controle.

• Se o veículo começar a perder tração, gire o volante para a esquerda e a direita, mantendo a aceleração até encontrar terreno firme e siga em frente. Caso não dê para avançar, engate a ré e tente fazer o percurso por outro trecho.

• Em caso de atolamento, levante os pneus com o ajuda de um macaco e calce-o com pedras e pedaços de madeira para conseguir aderência. Deixe o volante na posição em que o carro atolou: tentar virar o volante com os pneus presos pode prejudicar o sistema de direção hidráulica.

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