O TR-X foi o conceito apresentado pela Troller no Salão de São Paulo de 2012 que serviria de base para a nova geração do utilitário T4. Na época, ele foi escolhido o mais bonito show car da feira. Então, era de se esperar que o modelo de série arrancasse os mesmos suspiros dos fãs. Mas, curiosamente, não foi o que aconteceu. No sábado passado (31), a Ford, que controla a marca originária do Ceará, apresentou o jipe reformulado em uma ação em São Paulo. E, apesar de seguir à risca o visual do protótipo, sem os tradicionais exageros de um conceito houve comentários controversos a respeito da novidade, que só estará nas lojas no segundo semestre.
Em comunidades e fóruns na internet, adeptos do universo off-road, ambiente no qual o T4 se sente mais à vontade, disseram que visualmente o modelo teria perdido a sua essência, adotando uma aparência futurista e plastificada, o que não combina com um veículo destinado à trilha.
Por outro lado, há quem elogie o estilo inovador do carro, com forte apelo urbano, afinal a Ford pretende atrair não só o cliente que curte a vida fora do asfalto. "Tem muito trolleiro que não é adepto de trilha", disse Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Vendas, Marketing e Serviços da Troller ao site Carpress.
Polêmicas à parte, certo é que o novo Troller ganhou músculos. Os para-lamas largos integrados à carroceria, o capô com porte central elevado, as amplas portas com soleiras na altura do piso e as rodas de alumínio de 17 polegadas, com pneus de uso misto, reforçaram o visual robusto do veículo.
A grade dianteira exibe tramas entrelaçadas, com o logo da marca agora escrito em baixo relevo. As lanternas traseiras são em led e dão o toque de modernidade ao projeto. O leque de cores é realçado pela aplicação da tonalidade cinza escura em partes da carroceria, como teto, grade dianteira, para-choques, estribos, tomada de ar e tampa traseira.
O novo T4 traz bagageiro com barras transversais ajustáveis e um aerofólio na tampa traseira com brake light integrado. Há ainda tomada de ar em posição elevada preparada para a instalação de snorkel e base para guincho integrada. A carroceria continua sendo produzida com um composto à base de fibra de vidro e aço, que evita a quebra em pequenas batidas e esbarrões.
Sob o capô, o utilitário passa a ser empurrado pelo motor de 3.2 turbodiesel, de 200 cv, emprestado da Ranger, associado a um novo câmbio manual de seis velocidades. Da picape também vem o painel de instrumentos e outros detalhes internos.
A Ford não adiantou o preço do novo T4, mas ele deve ficar bem acima dos R$ 100 mil. "Só com toda a tecnologia que foi introduzida, o carro não pode custar o que custava", observou Filho ao site.Atualmente, a Troller vende uma média de 120 unidades/mês do modelo, que custa R$ 96.844.
Troller
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