Não dá para imaginar um carro tunado sem um conjunto de som nervoso. Alguns carregam potência de fazer inveja a muito trio elétrico baiano. Localizados especialmente no porta-malas, os equipamentos sonoros contribuem para o design futurístico dos veículos. Quanto mais cornetas, subwoofers, módulos e telas de LCD, mais diferenciados e chamativos os carros ficam, para satisfação dos proprietários e deleite dos curiosos.
Nas ruas o som pesado pode irritar muita gente, mas num evento de tuning o barulho é sempre bem-vindo e até motivo de premiação. No Tuning Day Goodyear, organizado pela Força Livre Motorsport e que ocorre neste fim de semana, a competição sonora será uma das atrações mais concorridas, prometendo tremer o chão do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. A disputa é inédita no Tuning Day e terá a avaliação da MTM Brasil (Music Tuning Machines), empresa paulista que participa com juízes nos principais eventos do país. "A medição é feita por um equipamento atestado pelo Inmetro. Vamos medir o som interno e o externo do veículo", explica Luiz Henrique Meda, presidente da MTM Brasil.
A competição, que será travada atrás dos boxes, envolve 22 categorias, divididas em seis modalidades: Trio Elétrico, Pancadão, Grave de Portas Abertas, Intermediária, Pro Expert e SLP (leia abaixo os critérios de julgamento). Nas disputas de pressão sonora e trio elétrico a potência é o que importa. Mas na modalidade Pancadão, por exemplo, o acabamento também conta pontos.
Além da competição de som, o Tuning Day está recheado de outras atrações. Durante o evento, que contará com a presença de 400 carros entre hots, tunados e preparados, o público e especialistas irão eleger os dez tuning mais bonitos de Curitiba. Para quem busca personalizar a caranga, diversas lojas da capital estarão expondo novidades em acessórios e preparação de carros, entre elas a GStage, RC3, Força Livre Megastore, Nota 10 Suspensões e Isotta.
Mais de 200 pessoas terão ainda o gostinho de pisar fundo pelo circuito Raul Boesel no Track Day. "É mais uma oportunidade para os motoristas sentirem a emoção de dirigir no autódromo com toda segurança e ainda testar seus carros. Temos casos também de empresas que fecham baterias para seus clientes", afirma Rafael Casagrande, coordenador de marketing da Força Livre Motorsport.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião