Não dá para imaginar um carro tunado sem um conjunto de som nervoso. Alguns carregam potência de fazer inveja a muito trio elétrico baiano. Localizados especialmente no porta-malas, os equipamentos sonoros contribuem para o design futurístico dos veículos. Quanto mais cornetas, subwoofers, módulos e telas de LCD, mais diferenciados e chamativos os carros ficam, para satisfação dos proprietários e deleite dos curiosos.
Nas ruas o som pesado pode irritar muita gente, mas num evento de tuning o barulho é sempre bem-vindo e até motivo de premiação. No Tuning Day Goodyear, organizado pela Força Livre Motorsport e que ocorre neste fim de semana, a competição sonora será uma das atrações mais concorridas, prometendo tremer o chão do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. A disputa é inédita no Tuning Day e terá a avaliação da MTM Brasil (Music Tuning Machines), empresa paulista que participa com juízes nos principais eventos do país. "A medição é feita por um equipamento atestado pelo Inmetro. Vamos medir o som interno e o externo do veículo", explica Luiz Henrique Meda, presidente da MTM Brasil.
A competição, que será travada atrás dos boxes, envolve 22 categorias, divididas em seis modalidades: Trio Elétrico, Pancadão, Grave de Portas Abertas, Intermediária, Pro Expert e SLP (leia abaixo os critérios de julgamento). Nas disputas de pressão sonora e trio elétrico a potência é o que importa. Mas na modalidade Pancadão, por exemplo, o acabamento também conta pontos.
Além da competição de som, o Tuning Day está recheado de outras atrações. Durante o evento, que contará com a presença de 400 carros entre hots, tunados e preparados, o público e especialistas irão eleger os dez tuning mais bonitos de Curitiba. Para quem busca personalizar a caranga, diversas lojas da capital estarão expondo novidades em acessórios e preparação de carros, entre elas a GStage, RC3, Força Livre Megastore, Nota 10 Suspensões e Isotta.
Mais de 200 pessoas terão ainda o gostinho de pisar fundo pelo circuito Raul Boesel no Track Day. "É mais uma oportunidade para os motoristas sentirem a emoção de dirigir no autódromo com toda segurança e ainda testar seus carros. Temos casos também de empresas que fecham baterias para seus clientes", afirma Rafael Casagrande, coordenador de marketing da Força Livre Motorsport.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast