Como funciona o turbo de um motor? Quais as vantagens e desvantagens de se instalar o equipamento num motor aspirado? Fernando Botega, 40 anos, comerciante e personal trainner.

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O turbocompressor de um motor é um equipamento mecânico formado por uma turbina e um compressor ligados por um eixo. O lado da turbina é fixado na saída do propulsor, que gira quando os gases do escapamento passam por ela. Quanto maior a quantidade de gases, maior é a sua rotação, podendo atingir 150.000 rpm. Por outro lado, o compressor que está ligado a turbina, mas fixado na entrada do motor, girando a altas velocidades, admite ar externo e empurra para dentro do cilindros do motor, em alta pressão. Isso aumenta a potência do propulsor na proporção das dimensões da turbina e da pressão utilizada. Ganhos de 40 a 50% na pressão de trabalho são normalmente obtidos com um turbo. Por aumentar a pressão de trabalho, há casos que turbos adaptados em motores não dimensionados para nova condição de funcionamento, tem sua durabilidade comprometida. Por proporcionar um funcionamento mais eficiente do motor, os turbos contribuem para a redução dos níveis de CO2 em 10 a 20% em comparação aos carros de motor aspirado de mesma potência. No caso de motores diesel, esse valor passa para 30 a 50%.

Vantagens: aumento da potência do motor utilizando uma energia que é normalmente desperdiçada; redução dos níveis de poluentes, por possibilitar um processo de queima do combustíveis mais eficiente; e menor perda da potência do motor em regiões de altitude, por garantir maior fluxo de ar ao processo de combustão. Desvantagens: custo inicial para aquisição de um motor turbinado; necessidade de manutenção permanente; e aparente aumento do consumo de combustível.

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Carlos Borsa, PhD e coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná