Virou febre misturar vários conceitos de carroceria num mesmo veículo. Um bom exemplo entre os nacionais é a Space Fox, um mix de perua e monovolume. Também não faltam importados que aderiram a esta moda. E um dos carros mais ousados é o Mercedes-Benz Classe R, um veículo de luxo denominado "crossover", que une elementos de perua, monovolume e utilitário esportivo 4X4.
Já pelo visual o Classe R chama a atenção. O modelo oferecido com carroceria normal (a versão que ilustra esta matéria) e alongada tem linhas fluídas e arrojadas. Na frente, o destaque fica por conta da imensa grade do radiador, que traz duas lâminas divisórias horizontais; dos faróis alongados instalados nas extremidades da dianteira; e da grande entrada de ar no pára-choques para refrigeração do motor e dos freios. Lateralmente, os frisos, que vão de ponta-a-ponta, garantem a sensação de alongamento do carro. Na traseira, destaque para a grande área envidraçada, para as lanternas que se prolongam pelas laterais e para a dupla saída de escape.
O interior do Classe R também impressiona, pois agrega sofisticação e toques esportivos. Tudo é bem acabado e há couro por todos os lados. O modelo traz uma curiosa configuração 2+2+2 lugares, o que transforma os bancos em verdadeiras poltronas. Mas os dois últimos bancos devem ser esquecidos se o carro for usado para uma viagem, pois com eles em uso o espaço para bagagem é mínimo (225 litros), capacidade que salta para 1.931itros com os mesmos rebatidos. Outro senão do crossover da Mercedes é o acesso para a terceira fileira: os passageiros terão um pouco de dificuldade, principalmente, se forem altos.
Superlativo
O Classe R também impressiona pela lista de equipamentos de série. Tudo é superlativo, pois inclui ar-condicionado de três zonas (com acionamento independente), seis air-bags, bússola, sistema de som de alta fidelidade para seis CDs, piloto automático, teto solar, computador de bordo, conjunto elétrico, direção elétrica e sistema elétrico de abertura/fechamento da tampa traseira (para abrir basta puxar a maçaneta, que a porta sobe sozinha; para fechar, basta apertar um botão na porta, que ela baixa automaticamente). Tudo isso, é claro, tem um preço. E o Classe R é um veículo para poucos, pois custa em Curitiba, na concessionária Divesa, R$ 379 mil.
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