No dia 29 de maio de 1976, os integrantes do Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná (CAAMP) decidiram dividir com o grande público o fascínio de conhecer relíquias que ajudaram a construir a história do automobilismo mundial.

CARREGANDO :)

Naquela época, ter contato com modelos do início do século 20, por exemplo, só era possível em raras exposições. Criaram, então, o Museu do Automóvel, o primeiro e único no estado que, ao longo dos anos, se consolidou como um dos mais importantes do país. O local foi construído ao lado do Parque Barigüi, no bairro Mercês, e possui 80 vagas para carros, além de espaços para motos, bicicletas, bombas de combustível antigas e uma biblioteca.

Ao completar 30 anos, o museu continua sendo referência para os apreciadores de automóveis antigos e parada obrigatória no roteiro turístico da cidade. O acervo conta com 70 carros, divididos em dois galpões e em estandes temáticos que representam a época de seu lançamento. O turista comum, em menos de meia hora conhece toda a coleção exposta. Já o apaixonado por carros tem outra viagem. Os veículos muito bem conservados brilham em seus estandes, protegidos por um cordão de isolamento que dá vontade de transpor para olhar o carro por dentro, para viajar nos detalhes de suas peças, dos enfeites, bancos, volantes.

Publicidade

A coleção, que já chegou a ter 150 exemplares, é constantemente "atualizada" com novas raridades. "Dispomos de modelos tradicionais, que marcaram época na indústria mundial, e outros bastante raros como o Cadillac Eldorado 1953, a Caleça, de 1910, uma espécie de diligência francesa, contemporânea dos primeiros automóveis, e a McLarem com a qual o piloto Emerson Fittipaldi sagrou-se campeão de Fórmula 1 em 1974", destaca Paulo Roberto Braz, diretor do museu.

Serviço: O museu abre de quarta a sexta das 14h às 17h30. Sábados e domingos das 10h às 12h e das 14h às 17h30. Entrada: R$ 3,00. Endereço: Av. Cândido Hartmann, 2300 - Parque Barigüi. Fone: (0XX41) 3335-1440.