Imagine uma Mercedes-Benz 170 S, ano 1950, com rodas de liga leve, painel em acrílico e leds azuis iluminando o interior. Para os adeptos do antigomobilismo seria o mesmo que visualizar um senhor de 57 anos usando piercing na língua, alargador de orelha e corte de cabelo estilo moicano. Certamente causaria estranheza e até calafrios.
Mas, para quem curte transformação de carro, o clássico alemão na versão tunada é de arrancar elogios. Tanto que foi eleito o exemplar mais bonito do Salão de Acessórios 2007, realizado entre os dias 29 de março e 2 de abril, em São Paulo.
O responsável por envenenar a Mercedes é Francisco Eufrázio da Silva, de 31 anos, um nordestino que saiu de Coremas, interior da Paraíba, há 16 anos, para buscar a sorte em São Paulo. Ele teve o primeiro contato com a veículo quando foi trabalhar de caseiro na residência do proprietário deste mesmo carro. O emigrante não tinha a menor experiência em customização, ao contrário do patrão que era um apaixonado por modificações de carros e acabou ensinando as técnicas ao paraibano. "A idéia de tunar a Mercedes veio do meu patrão. Ele entrou com a teoria e eu com a prática", conta.
Uma oficina de restauração foi improvisada na casa onde ele trabalha até hoje. Durante quatro anos de serviço, o modelo 170 S recebeu um carinho artesanal. E não foi uma transformação qualquer. Ganhou um acabamento à altura do charmoso Mercedes um trabalho em acrílico que se espalha por todo o carro e o deixa com um visual "transparente".
Do painel às câmeras fixadas na coluna entre as portas, passando pelas lanternas traseiras e faróis auxiliares até chegar em detalhes do motor. "Tive o cuidado de lapidar o material em 45 graus para que tivesse efeito de espelho", explica o autor. O toque especial se localiza na ponta do capô: uma águia em cristal que paira reluzente onde antes ficava a estrela prateada da marca alemã.
O resultado é uma mistura entre o design nostálgico de um veículo cinquentão com o ar futurístico das peças em acrílico. "É uma viagem ao passado e ao futuro no mesmo carro", ressalta Eufrázio.
Sensação esta reforçada pelos leds azuis que iluminam o painel, formado pelo volante ainda original e quadro de instrumentos no melhor estilo tuning. O porta-luvas recebeu pequenas luzes brilhantes que, no fundo preto, simbolizam um céu estrelado. Não faltaram nem as tradicionais telas de DVD três no total , posicionadas logo acima da pára-brisa.
Estrutura reforçada
O aço inox também foi outra matéria-prima empregada no projeto da "nova" Mercedes. O componente está presente na estrutura do teto, que ganhou apoios em madeira no formato tribal e com fundo em neon azul, para suportar o peso da liga de ferro; nas portas, que chamam a atenção pela abertura ao inverso estilo "suicida"; no console, cujos detalhes trabalhados remetem ao acabamento de carros luxuosos; e no porta-malas.
Aliás, esse compartimento é um convite à originalidade. A superfície em aço escovado brilha no tom azul, refletindo os leds alinhados embaixo e no alto do porta-malas. Uma gaveta esconde o pneu estepe e divide o espaço em dois níveis de altura. Dois módulos e um subwoofer, camuflado por uma capa em aço com a estrela da Mercedes-Benz ao centro, completam o porta-malas.
Para empurrar estes 2 mil quilos de criatividade, o autor do trabalho optou por colocar o motor 2.0 do VW Santana. O sistema de suspensão continuou original, mas foi adicionado freio a discos nas rodas aro 18 para garantir maior segurança na frenagem do pesado veículo.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast