A edição 2012 do North American International Autoshow (NAIAS) ou simplesmente Salão de Detroit, nos Estados Unidos, deve confirmar a recuperação do mercado norte-americano da crise que assolou o setor no biênio 2008-2009. Na feira do ano passado, as fabricantes locais já respiravam sem "auxílio dos aparelhos". Com uma boa ajudinha de marcas "estrangeiras", como as alemãs Mercedes-Benz e Audi, as sul-coreanas Hyundai e Kia, e as japonesas Honda e Toyota, a mostra expôs cerca de 40 lançamentos, entre novos modelos, conceitos e protótipos, bem superior aos 18 de 2010. Para este ano, a mostra perdeu a Land Rover e Jaguar, mas ganhou o retorno da Nissan. Confira alguns dos destaques que estarão em Detroit entre 9 e 22 de janeiro:
Hyundai
A expectativa é que a Hyundai leve o Genesis Coupé a Detroit. O carro chama atenção pela semelhança com o cupê Veloster. Embora não tenha a criativa solução das três portas, o Genesis também possui design agressivo. A dianteira lembra outros carros da Hyundai, como o sedã Elantra, enquanto a traseira possui estilo próprio. Ele terá o mesmo motor da geração atual, um 3.8 V6 de 333 cv.
GM
A GM fará a apresentação oficial da versão esportiva do Sonic, a RS. O modelo deverá ser lançado por aqui ainda este ano. Apesar da adição de adereços estéticos, o motor permanece sendo o já comercializado na Ásia, EUA e em alguns países da América Latina (como o Chile): o Ecotec de 1.4 litro turbo, que desenvolve 138 cv. O carro vem ainda com câmbio de seis velocidades (manual ou automático), ABS e kit aerodinâmico.
Honda
A nona geração do Accord terá suas linhas antecipadas no salão na forma do conceito Accord Coupe Concept. O carro começa a ser vendido nos EUA este ano como modelo 2013 e é uma resposta da marca japonesa à conterrânea Toyota e seu sedã Camry, que virá para o Brasil. O modelo ganhará uma versão híbrida para brigar com o Ford Fusion Hybrid e o novo Chevrolet Malibu Eco. Lançado em 1976, o Accord é o primeiro carro japonês fabricado em solo norte-americano e o primeiro veículo de uma marca estrangeira a conseguir ser o automóvel mais vendido nos EUA.
Toyota
Por enquanto, apenas a imagem do farol foi divulgada do novo conceitual da Toyota, o NS4. A marca japonesa chama o carro de "híbrido plug-in avançado", mas até agora não explicou o que isso significa. Pode ser o híbrido que usará a nova bateria de lítio-íon que a empresa está desenvolvendo junto com a BMW. A Toyota também irá mostrar o Toyota Prius C, carro híbrido que usa o Hybrid Synergy Drive que já equipa os outros modelos híbridos da montadora, junto com um motor 1.5. O tamanho do carro será similar ao Yaris.
Ford
A nova geração do sedã premium Ford Fusion é a grande atração de uma das marcas anfitriãs do salão. O modelo passará a ser um carro global, assumindo inclusive o clássico nome Mondeo na Europa. Para aguçar a curiosidade do público antes de mostrar o carro oficialmente, a Ford disponibilizou um aplicativo para celulares, que dá aos usuários a oportunidade de dirigir o Fusion 2013 através de uma série de "mundos", que aos poucos revelarão mais do carro não por completo, é claro.
Mercedes-Benz
Um dos mais belos e clássicos esportivos da Mercedes-Benz, o SL vai mudar por completo. O conversível topo de linha da marca alemã foi completamente renovado em sua sexta linhagem, dez anos após a última profunda atualização, e lembra seu irmão mais veloz, o SLS. A Mercedes mostrará ainda dois novos integrantes da Classe E, com motorização híbrida: o E300 BlueTec e o E400 Hybrid. De acordo com a Mercedes, o consumo do E300 é de 23,8 km/l, o que o tornaria o sedã de luxo mais econômico já feito.
Dodge
Dodge irá usar novamente o nome Dart e o sedã compacto será o primeiro produto da Chrysler a ser fabricado nos Estados Unidos sob a plataforma da Fiat. Por enquanto, a Dodge revelou apenas um teaser do Dart 2013. A apresentação será feita em Detroit. O novo Dart terá como base o Alfa Romeo Giulietta e uma gama de motores de quatro cilindros, incluindo uma atualização das versões 2.0 e 2.4, apelidada de Tigershark, e o T-Jet 1.4 com turbo (o mesmo que equipa o nosso Fiat Bravo T-Jet).
Volkswagen
A Volks não terá grandes novidades para Detroit, mas pretende captar alguns olhares com um novo conceito elétrico, que segundo rumores, não será derivado de nenhum modelo em produção. Outra atração será o Jetta Hybrid, que entrará para o segmento dos ecológicos em novembro deste ano. O motor 1.4 Turbo trabalhará com um motor elétrico e terá baterias de lítio.
BMW
A marca alemã mostrará o seu cupê de quatro portas, o Série 6 Gran Coupe. Será lançado em três versões, 640i, com motor 6 de 320 cv, 650i, com um V8 biturbo de 455 cv e tração integral, e o 640d, com motor diesel de 315 cv voltado para o mercado europeu principalmente. Ele começará a ser vendido em meados deste ano. A BMW também fará o lançamento oficial da Série 3 ActiveHybrid, versão híbrida do sedã de entrada da marca bávara. O modelo vem com um motor elétrico de 40 kW (55 cv) em conjunto ao um propulsor turbo, 3 litros e seis cilindros em linha que gera 300 cv. As vendas do modelo começam no mês que vem.
Nissan
A estrela da Nissan será a quarta geração do Pathfinder, que já foi flagrada rodando em testes. O carro deixará de ser um utilitário esportivo e passará a ser um crossover, um tipo de veículo mais urbano e que preserva apenas o design com inspiração off-road. A novidade será colocada à venda ainda no segundo semestre deste ano. Munido de tração integral e com sete lugares, o Pathfinder Concept ainda está envolto em mistério quanto à motorização. É provável que o modelo utilize o motor V6 3.5 litros de 268 cv.
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