Ao contrário do que muitos pensam, os ciclomotores, cuja velocidade não ultrapassa os 50 km/h, também precisam de autorização para serem pilotados.
O alerta é do chefe da primeira Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Detran/PR, Valmir Antônio Moreschi.
"Desde o ano passado, a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) está em vigência, mas não é uma opção muito procurada nas auto-escolas. A maioria das pessoas prefere fazer a habilitação na categoria A, menos restrita por contemplar veículos de duas e três rodas de todas as cilindradas", diz ele.
A diretora de ensino do Centro de Formação de Condutores Bello, Marileide Tavares, confirma a falta de procura pela ACC. "As pessoas que nos procuram já buscam a habilitação A, por ser mais completa. Além disso, não conheço nenhuma auto-escola em Curitiba que tenha ciclomotores de 50 cilindradas", afirma.
No Paraná, existem 10.089 ciclomotores. Segundo Moreschi, para saber se o veículo é um ciclomotor ou uma motoneta veículo onde o condutor também fica em posição sentada, como a Honda Biz 125 ES, por exemplo é preciso olhar o documento e verificar a velocidade máxima. "Se o número for maior que os 50 km/h, o motorista precisa, necessariamente, tirar a habilitação A", avisa Moreschi.
Segundo ele, o processo para a obtenção da ACC é o mesmo de uma categoria comum. "O que serve de aviso para os pais que permitem que os filhos adolescentes usem scooters", alerta. O candidato deve ter 18 anos, saber ler e escrever e ter um documento de identificação válido em todo o território brasileiro. Ele terá que freqüentar um Centro de Formação Condutores e passar pelos exames médicos físico e psicológico e pela prova teórica. "A única diferença está no exame prático, que pode ser realizado num ciclomotor de até 50cc", explica Moreschi. De acordo com ele, para a habilitação na categoria A, o veículo exigido para o teste prático deve ter no mínimo 125cc.
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