O primeiro mês do ano já ficou para trás e com ele o IPI reduzido para boa parte dos modelos vendidos no país. Com os estoques do ano passado chegando ao fim nas fábricas e concessionárias, os preços começam a ser reajustados conforme as novas alíquotas do imposto. Utilitários esportivos, furgões e picapes foram os que registraram o maior aumento, conforme levantamento do site Auto Informe.
Até o início desta semana pelo menos 112 versões de carros tiveram elevação na tabela acima de 4%, índice médio calculado pelas montadoras como reflexo da volta do imposto integral, segundo publicou o site. A lista com os maiores reajustes é encabeçada pelos modelos Hyundai Tucson e HB20 e Volkswagen Saveiro, com mais de 8%. Na sequência aparecem Strada, Uno Furgão, Palio e Doblò Cargo, da Fiat; Nissan Frontier; Toyota RAV 4; e VW Gol, todos com mais de 6% de elevação no preço em janeiro.
O fato de os utilitários e veículos comerciais serem a maioria tem uma explicação: a majoração nestas categorias subiu de 3% para 8%, enquanto que nos carros de passeio até 1.000 cc a alíquota passou de 3% para 7% e nos veículos de 1.000 cc a 2.000 cc pulou de 10% para 13% (gasolina) e de 9% para 11% (etanol).
Conforme dados da Auto Informe, a Smart foi a marca que mais subiu os preços da sua gama, com uma média de 4,5%. Já entre as que praticaram os menores reajustes até agora estão Dodge e Renault (1,4%), JAC e Lifan (1,1%), Jeep (0,4%) e Honda (0,2%). Segundo a pesquisa, nove marcas ainda não haviam alterado suas tabelas: Chrysler, BMW, Subaru, Míni, Volvo, Jaguar, Land Rover, Porsche e Ford.
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