Em um ano repleto de lançamentos e com várias opções em todos os segmentos, engana-se quem pensa que os sedãs médios, com vários itens de tecnologia e conforto, foram o objeto de desejo da maior parte dos consumidores brasileiros. Pelo menos neste ano, estes carros perderam espaço para os utilitários esportivos.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a novembro deste ano foram emplacadas 157.366 unidades de sedãs médios. Volume abaixo das 182.975 unidades vendidas de utilitários esportivos ou SUVs. É a primeira vez que modelos como Ford EcoSport, Hyundai Tucson e Mitsubishi Pajero ganham essa "briga". O volume chega a superar o total de sedãs médios comercializados em todo o ano passado.
O que ajudou a mudar o gosto do consumidor e dar um empurrãozinho nas vendas de SUVs foi a combinação de aumento de renda, disponibilidade de crédito e juros mais baixos. Características de um país com economia estável, que aumenta a confiança do consumidor.
"Os segmentos competem hoje. Se você for ver, o que mais vai crescer no Brasil nos próximos anos será o de SUVs, mas o segmento de sedãs sempre reinou", afirma o gerente executivo de planejamento de marketing da Volkswagen do Brasil, Fabrício Biondo. Apesar da tendência, o diferente gosto entre homens e mulheres é o que vai equilibrar esta disputa. "Os dois segmentos hoje, com o crescimento da renda, se combinam. Você tem consumidores que procuram SUVs por conta da versatilidade, da posição alta de dirigir, por isso ela agrada muito as mulheres. E os sedãs agradam mais os homens", descreve Biondo.
Os investimentos nos utilitários esportivos estão cada vez maiores. A líder do segmento EcoSport, por exemplo, vai ganhar uma nova geração em 2012, de acordo com a Ford. Para não perder espaço nesse mercado promissor, a Citroën já lançou sua proposta de SUV, o Aircross.
Segundo o diretor geral da Citroën do Brasil, Ivan Ségal, o Aircross tem como o objetivo atrair os clientes de todos os segmentos e de todas as marcas. Lançado em setembro nas concessionárias, o Aircross já conta com 2.586 unidades vendidas até agora.
Outros lançamentos como Hyundai ix35 e a nova geração do Kia Sportage aqueceram o mercado no final deste ano. A briga promete esquentar ainda mais no ano que vem, com a chegada do Renault Duster e do utilitário esportivo da família Agile, da General Motors. Seja qual for o resultado dessa disputa, quem ganha são as fabricantes, afinal, esses produtos garantem margem de lucro muito maior do que qualquer modelo popular líder de vendas.
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