Na pista
Perua se transforma em bólido
O motor é o mesmo do V60 R-Design. Um 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta e câmbio automatizado de dupla embreagem com seis velocidades e opção de acionamento manual das marchas na alavanca. Só que com a otimização da admissão e no escapamento e novos filtros de ar, o motor passou a fornecer 250 cavalos contra os 240 do modelo de rua.
Antes de assumir o volante para acelerar a Racing no Velopark, com as dicas dos instrutores da Advanced Driving School, tradicional escola de pilotagem esportiva de Porto Alegre, a Volvo ainda deixou levar para a pista as versões de competição do hatch C30, sedã S60 e a perua V60. Com seus 250 quilos a menos, a Racing apresentou na pista um desempenho mais impressionante do que a própria versão 3.0 de seis cilindros em linha de 300 cavalos. Emitindo um tremendo e bonito ronco a cada aceleração, a Racing apenas confirmou que realmente foi criada para as pistas. Com a missão de reforçar a esportividade dos modelos da marca sueca.
Para promover o lançamento do V60 R-Design, que começou a ser vendido no segundo semestre do ano passado no Brasil, a Volvo Cars produziu apenas uma unidade do V60 Racing, um tremendo bólido nos moldes dos carros que disputam a categoria Turismo, da FIA. A sua estreia ocorreu em outubro no salão do Automóvel de São Paulo, mas agora a marca permitiu conhecer e desfrutar de seus atributos no Velopark, autódromo próximo a Porto Alegre.
O V60 Racing é uma homenagem ao Volvo 850 que disputou, em 1994, o Campeonato Britânico de Turismo no continente europeu.
Preparado para as pistas, o carro recebeu a pintura branca e azul que remete ao carismático 850 pilotado por Rickard Rydell e Jan Lammers em 1993 e 1994. Os traços originais foram sutilmente alterados para acompanhar as linhas aerodinâmicas da perua. O layout esportivo ficou dentro do espírito do modelo que competiu na década de 1990.
As rodas de 18 polegadas originais receberam pintura especial cinza também acompanhando o layout do modelo de 1994 com pneus Michelin Pilot Sport, com medidas 235/40 R18. A suspensão traz molas específicas para competição, que reduzem a altura do solo e aumentam a performance do Sportswagon nas pistas.
O interior foi removido para dar lugar ao santantônio projetado conforme os padrões de homologação da FIA. No lugar dos bancos R-Design, um banco concha de competição, apto ao uso de cinto de quatro pontos. O volante também é de competição. No lugar do forro de porta original, placas de inox fazem o acabamento interno. Esta transformação resultou em 250 quilos a menos e assim, a relação peso/potência caiu de 6,6 kg/cv para 5,1 kg/cv.
O jornalista viajou a convite da Volvo Cars
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