![Confira 7 carros badalados no MS Trade Show | Leticia Akemi/Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/08/977961315d7e0068cddc9a1e101813ff-gpLarge.jpg)
Foi com um treino para o Desafio Extreme Trophy que o MS Trade Show, versão repaginada do Motor Show Curitiba, que agitou o Usina 5, em Curitiba, no fim de semana.
A competição de jipes e veículos off road foi uma das grandes atrações do evento, assim como a construção de um hot rod do zero e as atividades de fomento aos negócios de customização, performance e acessórios automotivos.
Contudo, as estrelas do show ainda são os modelos exclusivos, raros ou famosos por algum feito ou característica. A seguir, listamos alguns dos carros expostos no evento que atraíram os olhares mais curiosos dos visitantes.
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Camaro Pro Mod - o carro mais rápido do Brasil
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O Camaro do piloto Roderjan Busato, que faz parte da equipe Speed Unlimited, é o carro mais rápido do Brasil, tendo atingido 426 km/h em 5,58 segundos em 2017.
Ele foi montado pela equipe de Busato e conta com um motor biturbo de 4 mil cv, chassi cromo-molibdênio e carroceria em fibra de carbono. “Tudo precisa ser preparado para aguentar essa potência”, afirma Busato.
Camaro “Traseira Super”
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Outro modelo integrante da equipe Speed Unlimited, também totalmente construído pela equipe. “Queríamos que fosse 2011, para ser um legítimo Bumblebee, então compramos todas as peças e fomos montando, tipo um Lego”, conta Busato.
O carro tem motor aspirado a óxido nitroso com 1.500 cv e ainda está em fase de testes. Mas, conforme Busato, ele alcança pouco mais que 310 km/h.
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Chevrolet Master Sedan 1939
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Um original de fábrica, com direção inglesa, o modelo de seis cilíndros ficou 30 anos guardado em uma garagem até o colecionador e restaurador Gerson Giacometti comprá-lo e colocá-lo em uso novamente. “Ele nunca foi restaurado e funciona perfeitamente com toda a mecânica original”, conta.
Ferrari Mondial 8 1972
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O modelo, que tem placa preta do ano, conta motor V8 3.0 com 215 cavalos de potência e câmbio mecânico de cinco marchas. Ele conta ainda com ar condicionado, tapeçaria original e rádio Alpine. O teto é solar e o escapamento é novo. As rodas são de liga leve originais e os pneus são novos.
Ford 1937 Wood
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O modelo customizado por Valter Trevis, da WW Trevis, de São Paulo, chama a atenção por ter partes da carroceria em madeira.
“Os carros em madeira surgiram na década de 50, após a guerra, devido à falta de aço na indústria. Os surfistas começaram a adotar os carros em madeira, porque além de serem grandes, eles não enferrujavam”, diz.
Originalmente, o Ford 1937 não era um dos modelos produzidos em madeira, mas Trevis decidiu montá-lo assim por afinidade com o modelo. O carro conta com mecânica de um Mustang 95 V8.
Galaxie Landau 1982 Low Rider
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O modelo foi restaurado seguindo o padrão original com alguns toques customizados, como o teto feito de canvas. A principal modificação foi a inclusão de suspensão a ar, que propicia que o carro fique bem baixo e bem macio para rodar.
“Nós gostamos de carro original, mas gostamos também de customizar detalhes. Para nós, menos é mais, então alteramos coisas pequenas, mas bem elegantes”, explica o responsável pelo restauro e customização do modelo, Emmanuel Rodrigues Santos, da oficina EME.
GMC COE 1954
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O modelo, customizado por Eli Luiz Dallalibera, Laercio Lucca e João Paulo Lucca, tem aspecto enferrujado, motor de uma Mitsubishi L200 2015 centralizado atrás da cabine e capacidade para zerar (encostar no chão).
Ele é a realização de um sonho de Dallalibera, que sempre quis ter um caminhão e encarou o desafio de customizar o próprio veículo quando outros profissionais recusaram o serviço.
“A cabine estava toda desmontada, faltando peças, e os profissionais se recusaram a customizar por causa do estado em que ela estava”, diz.
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